Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Lei Maria da Penha
Congresso em Foco
30/10/2025 13:03
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara aprovou a proibição de posse em cargos públicos a condenados por desrespeitar medidas protetivas. O projeto de lei 4.342/2024, do deputado Mauricio Marcon (Podemos-RS), altera a Lei Maria da Penha (11.340/2006). A medida possui validade de cinco anos.
Por recomendação da relatora, deputada Delegada Ione (Avante-MG), a proposta recebeu substitutivo. Segundo a parlamentar, o texto original, que incluía a inelegibilidade dos condenados, está em desconformidade jurídica. "Uma lei ordinária não pode definir inelegibilidade, devendo limitar a vedação apenas às áreas administrativa e contratual", afirmou.
Também está previsto no texto, como consequência automática da condenação definitiva por descumprimento de medida protetiva, a impossibilidade de licitar e firmar contratos com a administração pública pelo prazo de cinco anos.
Na Câmara, a proposta segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votada em Plenário.
Temas
LEIA MAIS
Segurança no Congresso
Davi Alcolumbre propõe modernização da segurança no Congresso Nacional
SEGURANÇA PÚBLICA
"Covarde" e "pastor da shopee": bate-boca suspende comissão da Câmara
DOMINGO DE PROTESTOS
PL da Dosimetria: veja as cidades onde há atos contra redução de penas
PL da Dosimetria
Otto Alencar: PL da Dosimetria "não tem chance" de passar na CCJ