Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Lei Maria da Penha
Congresso em Foco
30/10/2025 13:03
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara aprovou a proibição de posse em cargos públicos a condenados por desrespeitar medidas protetivas. O projeto de lei 4.342/2024, do deputado Mauricio Marcon (Podemos-RS), altera a Lei Maria da Penha (11.340/2006). A medida possui validade de cinco anos.
Por recomendação da relatora, deputada Delegada Ione (Avante-MG), a proposta recebeu substitutivo. Segundo a parlamentar, o texto original, que incluía a inelegibilidade dos condenados, está em desconformidade jurídica. "Uma lei ordinária não pode definir inelegibilidade, devendo limitar a vedação apenas às áreas administrativa e contratual", afirmou.
Também está previsto no texto, como consequência automática da condenação definitiva por descumprimento de medida protetiva, a impossibilidade de licitar e firmar contratos com a administração pública pelo prazo de cinco anos.
Na Câmara, a proposta segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votada em Plenário.
Temas
LEIA MAIS
Segurança no Congresso
Davi Alcolumbre propõe modernização da segurança no Congresso Nacional
SEGURANÇA PÚBLICA
"Covarde" e "pastor da shopee": bate-boca suspende comissão da Câmara
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos