Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
AÇÃO PENAL DO GOLPE
Congresso em Foco
3/11/2025 18:50
Diante do início do cumprimento de sentença do tenente-coronel Mauro Cid na ação penal do golpe, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do PP, declarou ter tentado demitir o militar de seu cargo no Palácio do Planalto no período em que os dois atuaram juntos no governo de Jair Bolsonaro, entre 2021 e 2022.
"Se teve alguém que tentei demitir desde o primeiro dia e que só atrapalhou o presidente foi essa criatura [Mauro Cid]. Tenho convicção de que se alguém pensou em golpe e tentou instigar o que havia de pior através da vassalagem foi ele - não o presidente", afirmou Ciro Nogueira.
 
Mauro Cid foi ajudante de ordens de Bolsonaro durante todo o seu mandato como presidente, entre 2019 e 2022. Ciro Nogueira embarcou no governo em 2021, como ministro-chefe da Casa Civil. Em 2025, o parlamentar foi citado na delação premiada de Cid, que o citou como um dos aliados de Bolsonaro que tentaram convence-lo a desistir da trama golpista e reconhecer a vitória eleitoral do presidente Lula.
Veja a publicação de Ciro Nogueira:
 
Sentença aceita
Mauro Cid foi o único condenado no Núcleo 1 da ação penal do golpe a não recorrer da sentença proferida pela 1ª Turma do STF, que acatou os termos de sua delação premiada. Ele deverá cumprir dois anos de prisão em regime aberto, além de ter de atender a uma série de medidas cautelares, incluindo o impedimento de acesso às redes sociais.
Sua defesa ainda apresentou um pedido de extinção de pena, solicitando que seja comutado o tempo em que ficou em prisão domiciliar. O pedido ainda será analisado pelo STF.
Processo: AP 2668-DF
Temas
LEIA MAIS
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime