Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara aprova urgência para projetos sobre clima e meio ambiente

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

A CAMINHO DA COP30

Câmara aprova urgência para projetos sobre clima e meio ambiente

Propostas aceleram ações de enfrentamento às mudanças climáticas, ampliam a transparência ambiental e priorizam municípios vulneráveis em políticas de saneamento e prevenção de desastres.

Congresso em Foco

4/11/2025 8:53

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Câmara dos Deputados aprovou nessa segunda-feira (3) o regime de urgência para cinco propostas que tratam de meio ambiente, mudanças climáticas, saneamento básico e transparência pública. Com a decisão, esses projetos poderão ser votados diretamente no Plenário, sem necessidade de análise prévia pelas comissões. A inclusão dessas propostas na pauta ocorre às vésperas da abertura da COP30, conferência climática que será realizada entre 10 e 21 de novembro em Belém.

Entre as matérias com tramitação acelerada esá a Mensagem 209/23, enviada pelo Poder Executivo, que trata da ratificação do Acordo de Escazú - tratado internacional que fortalece a transparência ambiental, a participação social e a proteção de defensores de direitos humanos e ambientais. O texto estabelece garantias para o acesso à informação e à Justiça em questões ambientais e vem sendo defendido pelo governo como essencial para a política de sustentabilidade do país.

Câmara acelera votação de projetos da pauta ambiental às vésperas da abertura da COP30, em Belém.

Câmara acelera votação de projetos da pauta ambiental às vésperas da abertura da COP30, em Belém.Rubens Chaves/Folhapress

Outra proposta com urgência aprovada é o projeto de lei (PL 2.809/24) apresentado pelo deputado Pedro Campos (PSB-PE) e outros parlamentares que propõe a inclusão, nas políticas públicas, de programas de educação e treinamento para reação a desastres climáticos. A medida busca preparar a população para eventos extremos, reduzir riscos e salvar vidas.

O Plenário também deu prioridade ao projeto de lei 4.553/25, de autoria da deputada Tabata Amaral (PSB-SP), que cria o Portal Nacional de Informações Estratégicas Socioambientais, Climáticas e Territoriais (Infoclima-Terra-Brasil). O objetivo é reunir e oferecer dados sobre clima, meio ambiente e território, fortalecendo a formulação de políticas baseadas em evidências.

Outro texto em regime de urgência é o projeto (PL 4.949/24) do deputado Amom Mandel (Cidadania-AM) que define critérios de prioridade para municípios em situação de vulnerabilidade social na execução dos serviços de saneamento básico. A proposta pretende garantir mais equidade na distribuição de investimentos e na ampliação do acesso ao saneamento.

Por fim, o projeto de lei 2.947/25, de autoria da deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), também teve urgência aprovada. O projeto atribui às Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipas) o dever de promover educação climática voltada à prevenção e resposta a desastres.

Com a aprovação das urgências, as cinco propostas poderão entrar na pauta de votações do Plenário ainda neste mês, em meio à agenda climática e socioambiental que domina parte dos debates no Congresso.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 113533, "viewed": [ "113533" ], "context": "{\"articlekey\":113533,\"originalarticlekey\":\"113533\"}" }

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DA ADVOCACIA

OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios

2

AGENDA DO SENADO

Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais

3

A revolução dos bichos

Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"

4

TENTATIVA DE GOLPE

STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação

5

SEGURANÇA PÚBLICA

Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES