Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Inclusão
Congresso em Foco
11/11/2025 15:30
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 5.974/2023, que trata sobre a permissão de reprodução adaptada de obras destinadas a pessoas com deficiência, com foco naqueles com deficiência intelectual.
A adaptação deverá ser realizada em linguagem simples (frases curtas, palavras simples, imagens e outros recursos que tornem a mensagem compreensível a todos) ou outro método equivalente, desde que não possua finalidade comercial.
De acordo com o texto aprovado, a reprodução que observar tais critérios não será considerada uma violação dos direitos autorais. A medida tem como objetivo primordial a inclusão social de pessoas com deficiência intelectual, conforme explicitado no texto.
A proposta promove uma alteração na Lei dos Direitos Autorais (Lei 9.610/1998), visando adequar a legislação às necessidades específicas desse público.
O relator do projeto, deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), recomendou a aprovação do relatório da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência e das subemendas de redação da Comissão de Cultura à proposta.
"A proposição em nenhum momento afronta o núcleo essencial do direito autoral, qual seja, a reprodução comercial de obra sem autorização do autor, apenas acrescenta nova regra de exceção razoável, no sentido de assegurar a possibilidade de adaptação de obras literárias para linguagem simples ou outro procedimento congênere, destinado exclusivamente a pessoas com deficiência, sobretudo deficiência intelectual, cuja reprodução será sempre vedada para fins comerciais", afirma o relator.
Caso não haja recurso para votação no Plenário da Câmara, a proposta seguirá para análise do Senado Federal.
Temas
LEIA MAIS
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda as mudanças de Derrite no projeto antifacção do governo Lula
Segurança Pública
Comissão aprova Bolsa-Desempenho para agentes da segurança pública