A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) publicou, nesta terça-feira (11), uma foto nas redes sociais em que aparece rodeada de fuzis. Na legenda, escreveu: "Game of Santa Catarina", em alusão à série Game of Thrones.
A postagem foi feita em um momento de instabilidade interna no Partido Liberal (PL), que enfrenta divisões sobre a disputa pela vaga ao Senado por Santa Catarina nas eleições de 2026. Zanatta é uma das principais apoiadoras da candidatura do vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), que pretende concorrer pelo Estado com o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O apoio ao filho do ex-presidente contraria parte das lideranças locais do partido. O governador Jorginho Mello (PL), que preside o diretório estadual, articulava uma chapa com a deputada Caroline de Toni (PL-SC) e o senador Esperidião Amin (PP-SC), dentro de uma aliança com o PP. A decisão de Carlos Bolsonaro de transferir seu domicílio eleitoral para Santa Catarina e entrar na corrida alterou esse arranjo e abriu uma disputa entre grupos bolsonaristas e setores do PL catarinense que defendem a prioridade de nomes regionais.
A deputada estadual Ana Campagnolo (PL-SC), uma das vozes críticas à candidatura de Carlos, afirmou que o movimento desorganizou o planejamento da legenda e pode provocar a saída de Caroline de Toni do partido. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) reagiu dizendo que Campagnolo se elegeu "graças ao apoio da família Bolsonaro" e deveria declarar publicamente eventual rompimento político.
Nos bastidores, a tensão se estendeu a outras lideranças. O senador Jorge Seif (PL-SC), aliado de Carlos e de Zanatta, defende uma "chapa pura" do PL e rebateu as críticas de Campagnolo em discurso no Senado, classificando como "ingratidão" o afastamento de figuras locais do grupo ligado ao ex-presidente.