Notícias

EUA e Brasil querem acordo provisório até o fim do mês, diz Vieira

Chanceleres dos dois países avaliam termos para destravar impasse comercial e acelerar tratativas bilaterais.

14/11/2025
Publicidade
Expandir publicidade

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reuniu na noite de quinta-feira (13) com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Niagara (Canadá) para avançar nas tratativas a respeito das tarifas de importação sobre produtos brasileiros. Após o encontro, o chanceler anunciou que os dois lados pretendem fechar um acordo provisório até o final de novembro ou início de dezembro, definindo os termos das negociações.

Vieira explicou que o objetivo dos dois lados é estabelecer "um mapa do caminho para uma negociação que poderia durar dois meses ou três meses, para então se concluir definitivamente todas as questões entre os dois países". Os presidentes Lula e Donald Trump chegaram a firmar essa intenção durante o encontro presencial na Malásia, no fim de outubro.

Reunião aconteceu durante evento do G7 em Niagara, no Canadá.Department of State/Divulgação

Além de tratar do plano de negociações, Vieira relatou ter apresentado as respostas do governo brasileiro à lista de demandas enviada por Washington no mês anterior. "O secretário de Estado disse que estão examinando com toda atenção e todo tempo, que querem resolver rapidamente as questões bilaterais com o Brasil e que a resposta virá muito proximamente, amanhã ou na próxima semana", declarou.

A reunião, segundo o chanceler, não envolveu tarifas sobre setores específicos. "Nós discutimos um marco geral, não discutimos questões específicas, porque, inclusive, esse canal de diálogo, como foi estabelecido entre os dois presidentes da Malásia, é um diálogo político, de nível político, para abrir os caminhos e as portas para um acordo".

Na outra parte, Marco Rubio publicou uma foto em suas redes sociais junto a Mauro Vieira. "Discutimos matérias de importância mútua e diretrizes recíprocas para a relação comercial Brasil-Estados Unidos", comentou.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos