Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. "O tempo das promessas já passou", alerta Alckmin na COP30

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

VÍDEO

"O tempo das promessas já passou", alerta Alckmin na COP30

Vice-presidente defende ação imediata contra a crise climática e cobra cumprimento de metas no encontro de líderes em Belém.

Congresso em Foco

17/11/2025 15:31

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Durante a abertura do Segmento de Alto Nível da COP30 nesta segunda-feira (17), o vice-presidente Geraldo Alckmin cobrou ações efetivas da comunidade internacional diante do agravamento da crise climática. "O tempo das promessas já passou. Cada fração de grau adicional no aquecimento global representa vidas em risco, mais desigualdade e mais perdas para aqueles que menos contribuíram com o problema", declarou.

Na reunião com representantes de 160 países, Alckmin defendeu que a conferência marque "o início de uma década de aceleração e entrega", e não mais de novos ajustes de metas. "As várias decisões que sairão de Belém reforçarão mecanismos e estimularão novos arranjos para acelerar a ação de combate à mudança climática em escala global. E isso faremos por escolha própria, porque é a escolha certa a ser feita", apontou.

Confira sua fala:

Alckmin destacou que o Brasil chega ao encontro reafirmando metas como a eliminação do desmatamento ilegal até 2030, além de reforçar o compromisso com a transição energética limpa. "Devemos, todos nós, agir de tal forma que toda decisão tomada no presente, política, econômica, industrial ou ambiental, contribua para preservar as condições de vida na Terra".

Durante o discurso, Alckmin mencionou medidas adotadas pelo Governo Federal, como o aumento obrigatório da mistura de etanol na gasolina para 30% e o incremento do biodiesel no diesel para 15%. Também citou a criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, voltado a investimentos direcionados à preservação ambiental e à justiça social.

Ele defendeu ainda a valorização da participação ativa de amazônidas na construção de soluções econômicas sustentáveis. "A proteção das florestas depende, sobretudo, de quem vive nelas. Mais de 28 milhões de brasileiros moram na região amazônica e entre eles estão os povos indígenas e as comunidades tradicionais, que são os verdadeiros guardiões da floresta".

Ao encerrar a fala, o vice-presidente afirmou que a ética e a sustentabilidade são indissociáveis. "Convido os líderes aqui presentes a agirem com esse mesmo senso de urgência, de pragmatismo e de esperança. O tempo de agir é agora", concluiu.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Geraldo Alckmin ONU COP30 Amazônia

Temas

Meio Ambiente Governo Relações Exteriores

LEIA MAIS

CULTURA

Governo envia projeto do Novo Plano Nacional de Cultura ao Congresso

COP30

Belém reúne 70 mil em marcha pelo clima durante a COP30

Internacional

Alckmin: redução dos EUA é avanço, mas distorções continuam

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TENTATIVA DE GOLPE

STF formaliza rejeição de recursos e pena de Bolsonaro se aproxima

2

Entrevista

"Extrema-direita conquista o jovem pelas redes", diz Guilherme Cortez

3

Trabalho por Aplicativo

Regulamentação do trabalho por app deve ir ao Plenário neste mês

4

AGRICULTURA

Comissão aprova mudar o termo "agrotóxico" para "defensivo agrícola"

5

Aviação Civil

Comissão de Turismo propõe retorno do despacho gratuito de bagagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES