Notícias

BRB apura irregularidades com auditoria externa após operação da PF

Auditoria busca entender relação das operações financeiras com o Banco Master, investigado na Compliance Zero.

21/11/2025
Publicidade
Expandir publicidade

O Conselho de Administração do Banco de Brasília (BRB) contratou auditoria externa especializada para apurar possíveis irregularidades investigadas na Operação Compliance Zero. A ação, deflagrada na segunda-feira (17) pela Polícia Federal (PF), aponta emissão de títulos de crédito falsos por instituições ligadas ao Sistema Financeiro Nacional em associação ao Banco Master, alvo principal da operação.

Em nota, o banco anunciou "auditoria externa especializada e independente para apurar os fatos mencionados na referida operação, notadamente os relacionados às operações de aquisição de carteiras de crédito junto ao Banco Master". O BRB afirmou ter transparência e governança.

Ainda segundo o comunicado, o Conselho de Administração vai monitorar os desdobramentos dos fatos de forma contínua, para manter acionistas e o mercado informados. Nas redes sociais, o banco comunicou que segue trabalhando com normalidade.

Íntegra da nota oficial publicada no Instagram.Reprodução/Instagram

Compliance Zero

O ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, e o diretor de Finanças e Controladoria do banco, Dario Oswaldo Garcia Júnior, foram afastados judicialemente de seus cargos. Agora, o banco é presidido pelo ex-presidente da Caixa, Nelson Souza, por indicação de Ibaneis Rocha.

A ação mobilizou equipes para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes do mercado financeiro no Distrito Federal, no Rio de Janeiro, em São Paulo, na Bahia e em Minas Gerais. Entre os investigados na operação está o proprietário do Banco Master, Daniel Vacaro, detido no Aeroporto de Guarulhos ao tentar deixar o país.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos