Notícias

Congresso mantém veto de Lula a mudanças no BPC e no Bolsa Família

Decisão preserva critérios atuais para acesso ao benefício assistencial e ao retorno ao Bolsa Família, preservando a Lei 15.077.

5/12/2025
Publicidade
Expandir publicidade

Em deliberação realizada nesta quinta-feira (4), o Congresso Nacional ratificou o veto parcial imposto pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a determinados trechos que versavam sobre a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a readmissão no Programa Bolsa Família (VET 46/2024).

Dessa forma, a Lei 15.077/2024, que modernizou os trâmites para a concessão do BPC, permanece inalterada, assim como as adequações concernentes ao Bolsa Família e à Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).

Vetos mantidos garantem continuidade das regras de inclusão nos programas sociais.Gabriel Cabral/Folhapress

Os parlamentares mantiveram o veto presidencial ao dispositivo que condicionava a concessão do BPC à comprovação de deficiência de grau moderado ou grave. O BPC é destinado a pessoas com deficiência e idosos em condição de vulnerabilidade social.

O segundo dispositivo vetado previa a revogação de uma das normas da Lei do Bolsa Família, a qual estabelece que, para o reingresso no programa, a família deve atender novamente a todos os critérios definidos em lei e regulamento. Esses dois dispositivos foram vetados pelo Lula ao sancionar a Lei 15.077, de 2024, em dezembro do ano passado.

A norma teve origem no projeto de lei 4.614/2024, de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE), que promoveu alterações em normas relacionadas à assistência social, Previdência e programas de transferência de renda.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos