Notícias

Comissão aprova uso do salário-educação para compra de uniformes

Projeto de lei também permite alocação para provisão de alimentação escolar.

11/12/2025
Publicidade
Expandir publicidade

A Comissão de Educação da Câmara aprovou texto que permite aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios alocar recursos originários do salário-educação para compra de uniformes e provisão de alimentação escolar (725/2024). O valor vem da contribuição social empresarial equivalente a 2,5% da folha de pagamento de empregados celetistas, que normalmente financia programas e projetos no âmbito do ensino fundamental.

Por recomendação do relator, deputado Maurício Carvalho (União-RO), a proposta foi aprovada em formato de substitutivo à versão original apresentada por Hildo do Candango. "Despesas com uniformes e alimentação são significativas nos orçamentos dos estados, do Distrito Federal e dos municípios", argumentou o relator.

Projeto tramita desde março de 2024.Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O texto promove alterações na Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Lei 14.113/2020). Segundo Carvalho, há subsídios legais que permitem a destinação

Na Câmara, o projeto tramita em caráter conclusivo e será submetido à análise das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso haja consenso entre os colegiados, não há necessidade de votação em Plenário.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos