Notícias

Sâmia diz que cassação de Glauber incentivaria provocadores pagos

Parlamentar afirmou que a medida criaria um ambiente propício à contratação de provocadores pagos.

11/12/2025
Publicidade
Expandir publicidade

Durante votação no Plenário da Câmara para decidir o futuro do mandato do deputado Glauber Braga (Psol-RJ), a deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) afirmou que a cassação do parlamentar poderia estimular "novos provocadores profissionais" contra outros deputados.

A parlamentar disse que a cassação poderia criar um mecanismo de pressão política, no qual adversários se sentiriam estimulados a usar provocadores para desestabilizar deputados. Segundo ela, a decisão poderia atingir qualquer bancada.

"Imaginem se essa moda pega. Aqui todo mundo tem adversário político, certo? Imaginem se um adversário político seu contrata alguém para ir atrás de você no momento em que você está mais fragilizado. Vocês não acham que aprovar a cassação do deputado Glauber vai estimular novos provocadores profissionais a fazerem isso? E não só contra o PSOL, mas contra qualquer uma das bancadas aqui presentes."

Sâmia alegou que seu marido passava por uma situação difícil, após a morte do irmão de Sâmia e o estado de saúde da mãe de Braga, que enfrentava o Alzheimer desde antes da pandemia. A parlamentar alegou que não era a primeira vez que o provocador ofendia Braga e falava sobre a mãe dele. "Quem aqui teria sangue de barata diante de uma situação em que um provocador pago vai sete vezes atrás de você para ver se você não perde a paciência?", afirmou.

Cassação de Glauber Braga

A Câmara dos Deputados decidiu, na noite desta quarta-feira (10), suspender por seis meses o mandato de Braga afastando a possibilidade de cassação recomendada pelo Conselho de Ética.

Glauber Braga era alvo de representação movida pelo partido Novo por ter agredido, com empurrões e chutes, um então militante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costenaro, em abril de 2024.

O deputado não negou a agressão, mas afirmou que reagiu após sofrer sete episódios consecutivos de provocação e ataques pessoais, incluindo ofensas dirigidas à sua mãe, que enfrentava estágio avançado de Alzheimer e faleceu 15 dias após o ocorrido.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos