A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta (10) a suspensão por seis meses do mandato do deputado Glauber Braga (Psol-RJ). A decisão veio na forma de uma emenda apresentada pelo PT ao parecer do Conselho de Ética, que havia determinado a cassação do parlamentar por quebra de decoro diante do episódio em que expulsou a chutes da Casa um membro do Movimento Brasil Livre (MBL) que teceu ofensas à sua mãe.
A alternativa menos radical obteve apoio absoluto nas bancadas do PT e Psol. No PL, principal partido da oposição, a maioria dos membros foi contrária à emenda, mas sete votaram a favor. Entre eles, está Altineu Côrtes (PL-RJ), 1º vice-presidente da Câmara. O PP, de Arthur Lira (PP-AL), a quem Glauber acusa de ter tentado influenciar o julgamento no Conselho de Ética, também formou maioria favorável à sanção mais branda.
O União Brasil, terceiro maior partido da Câmara, a bancada rachou: 30 deputados foram favoráveis à suspensão, e 25 contrários, defendendo a cassação. Kim Kataguiri (União-SP), um dos coordenadores do MBL, preferiu a suspensão.
Confira como votou cada deputado na emenda pela suspensão de Glauber Braga: