Notícias

Educação é prioridade para o futuro do Brasil, afirma Hugo Motta

Presidente da Câmara apresentou uma lista de projetos com fim educacional aprovados neste ano.

11/12/2025
Publicidade
Expandir publicidade

Durante evento nesta quinta-feira (11), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), destacou que a agenda educacional foi prioridade ao longo do ano na Casa, e que sua progressão se manterá em 2026. Motta apresentou uma lista de projetos aprovados em 2025, com enfâse no novo Plano Nacional de Educação (PNE).

"Cumpri esses compromissos, a educação deve ser o centro de prioridade política e administrativa no país, não há como pensar o Brasil do futuro sem ter a educação como alicerce para um futuro de mais igualdade e oportunidades."

Motta informou que se reuniu com o ministro da Educação, Camilo Santana, para discutir as prioridades do Executivo no setor. Entre as propostas em espera da apreciação no Plenário, estão:

  • Criação de novas universidades, uma voltada ao público indígena (6.132/2025) e a segunda às práticas esportivas (6.133/2025);
  • Aumento de vagas para a contratação de mais profissionais;
  • Incremento do financiamento para a infraestrutura educacional.

Evento reuniu prefeitos de grandes cidades.Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A presidente do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, questionou Motta sobre a destinação de emendas parlamentares para a área educacional. Segundo Cruz, a educação básica, por exemplo, tem recebido apenas 0,5% desses recursos.

O presidente da Câmara esclareceu que o Congresso tem aprovado maiores investimentos para a educação nos últimos anos. Motta ressaltou que esses investimentos devem ser criteriosamente direcionados para garantir sua aplicação eficiente.

"Podemos ter uma parte das emendas investidas na educação e uma priorização da educação básica ao ensino superior; mas isso é um desafio."
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos