Notícias

Senado aprova incentivos à formação de professores na educação básica

Programa prevê bolsas, estímulo à licenciatura e segue para sanção presidencial.

18/12/2025
Publicidade
Expandir publicidade

Nesta quarta-feira (17), o Senado Federal aprovou um conjunto de incentivos destinados à formação de professores para atuarem na educação básica. As medidas estão inseridas na Política Nacional de Indução à Docência na Educação Básica - Mais Professores para o Brasil. O texto aprovado é um substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto de lei 3.824/2023, que seguirá agora para a sanção da Presidência da República.

Uma das principais ações propostas é a oferta de bolsas de estudo para alunos do ensino médio, com o intuito de fomentar o interesse pela licenciatura, modalidade de graduação voltada à formação de professores para a educação básica. A prioridade será concedida aos candidatos que optarem por cursos de graduação em áreas com déficit de profissionais docentes, de acordo com as necessidades regionais.

As medidas estão inseridas na Política Nacional de Indução à Docência na Educação Básica.Jonas Pereira/Agência Senado

A proposta também contempla o aprimoramento dos processos seletivos para novos docentes, o desenvolvimento de campanhas de divulgação dos benefícios da carreira do magistério e o estímulo ao envolvimento dos graduandos em atividades de pesquisa e extensão nas escolas de educação básica.

O texto aprovado é resultado de um projeto de lei de autoria do senador Flávio Arns (PSB-PR). Após aprovação inicial no Senado em 2023, o projeto foi alterado na Câmara dos Deputados, sendo aprovado na forma de um substitutivo, o que motivou o seu retorno ao Senado para nova apreciação.

Confira a íntegra da proposta.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos