Notícias

Lula assina decreto que torna música gospel como manifestação cultural

Segundo o presidente, a norma simboliza o "acolhimento e respeito à comunidade e ao povo evangélico do Brasil".

23/12/2025
Publicidade
Expandir publicidade

O presidente Lula assinou nesta terça-feira (23) decreto que torna a cultura gospel como manifestação cultural nacional. Segundo Lula, a norma é um sinal "de acolhimento e respeito à comunidade e ao povo evangélico do Brasil".

"Com esse decreto, o Estado brasileiro confirma que a fé também se expressa como cultura, como identidade, como história viva do nosso povo. Abre portas para valorização, promoção e proteção não só da música, mas de todas as manifestações da cultura gospel no âmbito das nossas políticas públicas."

Durante o discurso, Lula afirmou que a medida partiu de iniciativa da senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Ao se dirigir à parlamentar, afirmou que "a reivindicação está sendo atendida porque é fazer justiça ao povo evangélico e à música gospel".

Presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), esteve presente.Ricardo Stuckert/PR

O presidente relembrou a criação do Dia Nacional da Música Gospel (14.998/2024), fixado para 9 de junho; da Marcha para Jesus como manifestação de fé e cultura popular, em 2009; e a assinatura de Lei da Liberdade Religiosa (10.825/2003). Com o discurso, Lula se dirige ao público evangélico do país.

"Hoje estamos inaugurando esse momento. Esse decreto se soma a outros gestos que reafirmam o compromisso do Estado brasileiro com a liberdade religiosa, com o diálogo e com o respeito."

O decreto estabelece a criação de políticas públicas de cultura que contemplem diretrizes nacionais para promover e valorizar o gospel. Além de atuação do Executivo, o texto prevê parceria entre órgãos federais, estaduais e municipais.

Presente na cerimônia, Otoni de Paulo (MDB-RJ) se juntou com Eliziane Gama em oração pelo presidente Lula. "A igreja não é nem de direita e nem de esquerda, é de Jesus", afirmou. O deputado destacou que a igreja atua independentemente de campanha partidária.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos