Notícias

Eduardo Cunha anuncia candidatura à Câmara por Minas Gerais

Dez anos após cassação, ex-presidente da Câmara que acatou impeachment de Dilma busca voltar ao Congresso.

20/1/2026
Publicidade
Expandir publicidade

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, anunciou seu plano de disputar um novo mandato, desta vez por Minas Gerais. Segundo o ex-parlamentar, hoje filiado ao Republicanos, Minas possui importância política estratégica diante da multiplicidade de realidades, e o protagonismo do Estado pode influenciar os rumos de todo o país.

"Minas Gerais é um país. Ele tem uma característica que nenhum outro estado do Brasil tem. É um estado que faz fronteira com seis estados. (...) A gente tem as características do Nordeste na região Norte, tem as características de São Paulo na região Sul. Então a gente tem tantas diferenças que o que acontece em Minas acontece no Brasil. O resultado da eleição presidencial em Minas Gerais é o resultado do Brasil", explicou em suas redes.

Eduardo Cunha foi deputado federal por quatro mandatos, todos pelo Rio de Janeiro.Pedro Ladeira/Folhapress

Eduardo Cunha foi deputado estadual pelo Rio de Janeiro entre 2001 e 2003, e quatro vezes eleito deputado federal, exercendo o cargo de 2003 a 2016. Em dezembro de 2015, como presidente da Casa, aceitou o pedido de impeachment contra a então presidente Dilma Rousseff, resultando no ano seguinte no fim de seu governo e na posse de Michel Temer.

Em 2016, foi preso e cassado no âmbito da Operação Lava-Jato, ficando de fora das eleições de 2018 por efeito da Lei da Ficha Limpa. Em 2022, sua inelegibilidade foi derrubada; e a condenação anulada no ano seguinte pelo STF, que entendeu haver vício processual.

Em 2022, Cunha tentou retornar à Câmara, desta vez por São Paulo, concorrendo pelo extinto PTB (atual PRD). Apesar de não ter conseguido se eleger, a sua filha, a deputada Dani Cunha (União-RJ), foi eleita naquele ano pelo Rio de Janeiro. Mesmo fora do mandato, se manteve uma figura influente na Câmara, preservando contato com lideranças de partidos de centro e do campo conservador.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos