O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), se encontrou nesta quinta-feira (22) com a embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, para tratar da implementação do acordo comercial com o Mercosul. O senador ressaltou que o Congresso planeja trabalhar para dar celeridade à ratificação do acordo.
A reunião foi marcada após o Parlamento Europeu aceitar a judicialização do acordo assinado pelos dois blocos no último sábado (17), abrindo um novo obstáculo para sua ratificação. Segundo o senador, a situação europeia não deverá afetar o trâmite nos países do Mercosul.
"Dentro de um colegiado, a divergência é dinâmica e habitual. Esses contratempos, logicamente, vão precisar ser equacionados, porém, não impedem de cada um que está envolvido nesse processo e que não tenha essa divergência que possa fazer a sua tramitação da forma mais célebre possível, que é o que nós vamos buscar", afirmou.
Segundo Trad, existe compromisso tanto do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), quanto do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para que o tema seja tratado com agilidade nas duas Casas.
Marian Schuegraf ressaltou que este é o ponto mais avançado que o acordo já chegou, e que a delegação do bloco europeu também trabalha para assegurar a celeridade. "Tenho certeza que, nas nossas relações, esse acordo será um divisor de águas. É um ganha-ganha, um acordo que fala da nossa convicção conjunta de que a cooperação internacional e o multilateralismo são a melhor maneira de tratar outros países", declarou.