Notícias

ANS inclui no rol medicamento contra câncer raro de medula óssea

O fármaco é indicado para o tratamento da mielofibrose, tipo raro de câncer caracterizado pela substituição da medula óssea por tecido fibroso.

28/1/2026
Publicidade
Expandir publicidade

Em sua primeira reunião colegiada do ano, a diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu, nesta segunda-feira (26), incluir o medicamento momelotinibe no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. O fármaco é indicado para o tratamento da mielofibrose, tipo raro de câncer caracterizado pela substituição da medula óssea por tecido fibroso, o que compromete a produção normal das células sanguíneas.

O fármaco foi incorporado para o tratamento de pacientes com risco intermediário e alto, incluindo aqueles com mielofibrose primária, mielofibrose pós-policitemia vera ou mielofibrose pós-trombocitemia essencial em adultos que apresentem anemia.

Rol de procedimentos e eventos em saúde é uma lista de consultas, exames, cirurgias e tratamentos que os planos de saúde são obrigados a oferecer.Freepik

O momelotinibe foi avaliado pela ANS, passando pela 45ª reunião técnica e pela 2ª reunião técnica extraordinária da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (Cosaúde), realizadas em outubro de 2025 e janeiro de 2026, respectivamente. Também passou pela Consulta Pública 163 e pela Audiência Pública 61, ambas realizadas ao longo de novembro de 2025.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos