A atual secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, foi escolhida pelo presidente Lula para substituir o ministro Rui Costa no comando da pasta. Ela assumirá o cargo a partir de abril, quando o petista deixará o ministério para concorrer ao Senado pela Bahia.
A informação foi confirmada pelo próprio Rui Costa, que afirmou que Lula já comunicou a decisão a ambos.
"O presidente já comunicou a sua escolha tanto a mim quanto à Miriam. Ela foi ministra do Planejamento, trabalha muito, é uma técnica competente e assume o ministério no início de abril", disse Rui Costa em entrevista à Rádio 95 FM, de Jequié (BA).
Segundo Rui, a decisão do presidente é priorizar nomes do quadro interno dos ministérios para substituir os ministros que se afastarão dos cargos a fim de disputar as eleições deste ano.
Miriam Belchior presidiu a Caixa Econômica Federal entre 2015 e 2016 e foi ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão no governo Dilma Rousseff, de 2011 a 2014. Também atuou nos dois primeiros mandatos do presidente Lula, à frente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e na equipe de transição do primeiro governo.
Formada em engenharia de alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Miriam Belchior é mestre em administração pública e governamental pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV). Ela também foi professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP).