A Câmara dos Deputados inicia nesta semana, em articulação com o Senado Federal, a análise do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Também está prevista na agenda a continuidade dos trabalhos do Conselho de Ética sobre a ocupação da Mesa Diretora da Casa. A deliberação dos temas deve começar na terça-feira (10).
O acordo de livre comércio entre os dois blocos foi assinado em janeiro, no Paraguai, após mais de 25 anos de negociações. Nesta etapa, o texto será examinado pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), responsável por acompanhar matérias relacionadas ao bloco sul-americano. O colegiado é formado por 10 senadores e 27 deputados.
Concluída essa fase, o acordo será formalizado como projeto de decreto legislativo e seguirá para tramitação na Câmara. Para dar celeridade à análise, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), determinou a criação de uma comissão especial para concentrar o debate antes da votação em Plenário.
No campo disciplinar, o Conselho de Ética dá continuidade às oitivas relacionadas aos processos contra parlamentares acusados de participar de um motim no plenário. Nesta terça (10), o colegiado ouvirá testemunhas ligadas aos deputados Marcos Pollon (PL-MS), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC). Na quarta-feira (11), a previsão é de continuidade dos depoimentos.
Também está programada para terça-feira uma sessão de homenagem aos 46 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) no plenário da Câmara.