Notícias

Conselho de Comunicação Social do Congresso elege nova diretoria

Patrícia Blanco assume a presidência do Conselho; Ângela Cignachi foi eleita vice-presidente.

9/2/2026
Publicidade
Expandir publicidade

O Conselho de Comunicação Social (CCS) do Congresso Nacional elegeu nesta segunda-feira (9) sua nova mesa diretora. A conselheira Patrícia Blanco foi escolhida para a presidência e Ângela Cignachi será a vice-presidente.

Patrícia Blanco é uma reconhecida especialista em liberdade de expressão, comunicação e educação midiática. É bacharel em relações públicas com pós-graduação em marketing, atua nas áreas de comunicação e relações governamentais desde 1990. Foi vice-presidente do Conselho de Comunicação Social na gestão anterior e atualmente é presidente executiva do Instituto Palavra Aberta, em que lidera iniciativas de combate à desinformação. Patrícia também integra a Comissão Permanente de Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos e o Conselho de Ética do Conar.

Este será o segundo mandato de Patrícia Blanco.Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A nova vice-presidente Ângela Cignachi é bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e pós-graduada em Direito Eleitoral pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Ela também é mestre em Função Social do Direito pelo Centro Universitário Alves Faria (FADISP/Unialfa). Além disso, é vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade) desde 2017 e integra a Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Ângela Cignachi também está em segundo mandato.Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O colegiado encerra, com isso, a gestão anterior, presidida por Miguel Matos, responsável por conduzir os trabalhos do conselho no último período. Advogado e empresário, Miguel Matos teve a gestão marcada pelo aprofundamento de debates técnicos a respeito da regulamentação das redes sociais e das plataformas de streaming.

Participação feminina

Durante o discurso de posse, Patrícia Blanco ressaltou que seu mandato será o primeiro de uma chapa feminina a frente do Conselho. Segundo a presidente, ela espera que a composição do colegiado possa trazer atenção a questões de gênero que são um problema na comunicação.

"O assédio online, sobretudo contra mulheres, ocorre de forma coordenada e a autocensura, por conta disso, aumentou em 63% na última década. Isso não é nada alentador e não é nada positivo em um ambiente onde a gente tem espaços de comunicação, espaços de liberdade que precisam ser valorizados."

A presidente do colegiado reiterou ainda o objetivo do conselho em fortalecer o jornalismo e, com isso, fortalecer o ambiente democrático e auxiliar deputados e senadores, "para que eles possam construir projetos e leis que reflitam a realidade e a necessidade da sociedade brasileira".

Blanco também afirmou que 2026 será um ano desafiador na área da comunicação devido ao processo eleitoral. A presidente do Conselho citou o avanço da inteligência artificial e a manutenção da liberdade de expressão como temas relativos à área que farão das eleições.

"Com as eleições gerais, temas relacionados à comunicação social, fazem parte e farão parte de um debate extremamente importante para a manutenção dos espaços democráticos e, principalmente, para a manutenção da participação cidadã na política nacional."

Conselho

O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional tem como atribuição a realização de estudos, pareceres, recomendações e outras solicitações que lhe foram encaminhadas pelo Congresso a respeito do tema da comunicação social no Brasil.

Sempre que um senador ou deputado federal quiser, pode enviar um projeto de lei para que o Conselho de Comunicação Social dê um parecer com a opinião dos conselheiros sobre o tema em questão.

O Conselho é formado por 13 membros titulares e 13 suplentes, representando diferentes setores da sociedade, como empresas de rádio, televisão, imprensa escrita, engenheiros e cientistas da comunicação, profissionais de cinema, representantes dos trabalhadores e da sociedade civil.

Eleitos pelo Congresso em novembro de 2025, os conselheiros que assumiram nesta segunda-feira (9) seguirão no conselho por dois anos.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos