Notícias

Flávio Bolsonaro não tem chance de vencer Lula, diz Janaína Paschoal

Vereadora paulistana critica escolha de Flávio para a corrida ao Planalto e cobra da direita alternativa viável para 2026. "Não escolhemos a monarquia."

9/2/2026
Publicidade
Expandir publicidade

A vereadora de São Paulo Janaína Paschoal (PP) voltou a fazer críticas duras à pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República. Em publicações nas redes sociais, a ex-deputada estadual afirmou que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro "não tem nenhuma chance de se eleger presidente" e apontou o distanciamento de lideranças partidárias como sinal da fragilidade do projeto eleitoral.

"Reparem como líderes partidários estão se distanciando da candidatura de Flávio. Isso não está ocorrendo sem motivo. Essas pessoas sabem onde está e onde estará o poder", escreveu. Para Janaína, a escolha de Flávio como nome da direita estaria sendo comemorada por adversários políticos. "Petistas e psolistas estão comemorando o fato de ele ter sido escolhido candidato da direita", afirmou.

Mensagem publicada por Janaína Paschoal no X no sábado.Reprodução/X

Na avaliação da vereadora, ainda haveria tempo para a construção de uma alternativa eleitoral mais competitiva. "Peço, pelo amor de Deus, que acordem. Ainda há tempo de construirmos uma opção de verdade. O Brasil merece! O Brasil precisa!", disse. Janaína também criticou o que chamou de hereditariedade política. "Bolsonaro já teve a sua chance, infelizmente, deu no que deu. Não escolhemos a Monarquia", completou.

Em outra publicação, Janaína afirmou concordar com uma declaração do presidente Lula sobre o clima de radicalização nas eleições deste ano. "Sou obrigada a concordar com Lula: esta eleição será uma guerra! E nós estamos entrando com alguém que não tem nada a mostrar!", escreveu, ironizando o tom da campanha nas redes sociais. "E iniciou uma campanha xarope de postagens xaropes que dizem: meu amigo Flávio… só Jesus para nos ajudar!"

Coautora do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, Janaína Paschoal se elegeu deputada estadual em 2018 com a votação recorde de 2 milhões de votos na esteira da onda que levou Jair Bolsonaro ao Palácio do Planalto naquele ano. Durante o governo do ex-presidente, ela alternou entre apoios e críticas. Em 2022, Janaína optou por concorrer ao Senado, mas, com cerca de 450 mil votos, não conseguiu se eleger. Dois anos depois conquistou uma vaga na Câmara Municipal de São Paulo.

Críticas a Flávio e reação de Carlos

Esta não é a primeira vez que Janaína se dirige contra a candidatura de Flávio. Em janeiro a vereadora criticou a declaração do senador de que Bolsonaro diria, durante visita de Tarcísio de Freitas ao ex-presidente na prisão, que a candidatura do governador ao Planalto estava "descartada". Tarcísio cancelou o encontro, e só visitou o ex-presidente na semana seguinte.

Mensagem publicada por Janaína Paschoal no X em defesa de Tarcísio.Leco Viana/Thenews2/Folhapress

As críticas provocaram reação do ex-vereador Carlos Bolsonaro, irmão de Flávio. Sem citar diretamente Janaína em um primeiro momento, Carlos afirmou nas redes sociais que há pessoas que atuam "planejadamente" para destruir indicações feitas por Jair Bolsonaro, tanto à esquerda quanto à direita. Em outra publicação, ironizou a vereadora:

Mensagem publicada por Carlos Bolsonaro em crítica a Janaína Paschoal em janeiro.Leco Viana/Thenews2/Folhapress
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos