Neste domingo (8), o ex-vereador e ex-deputado estadual do Rio de Janeiro Jorge Luis Hauat, conhecido como Jorge Babu, faleceu aos 60 anos. O ex-parlamentar estava internado devido ao tratamento de uma pneumonia em um hospital particular de Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade.
O quadro de saúde de Jorge Babu foi agravado após o diagnóstico de líquido no pulmão e aumento do coração. Contudo, a causa da morte ainda não foi divulgada.
O corpo do político será velado nesta segunda-feira (9), das 14h às 16h30, no Cemitário Jardim da Saudade, em Paciência.
Também ex-policial civil, Jorge Babu construiu sua trajetória política na Zona Norte do Rio. Em 2000, foi eleito vereador da capital e reeleito em 2004 pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN), atual Podemos. Em 2006 foi eleito para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) pelo PT.
Contudo, teve sua carreira política interrompida devido a uma série de investigações e condenações.
Já em 2004, Jorge Babu foi detido pela Polícia Federal durante uma operação contra rinhas de galo, consideradas crime ambiental.
Em 2008, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou o político por formação de quadrila e extorção, acusado de chefiar um grupo de milícia na Zona Oeste do Rio.
Em janeiro de 2009, o PT o expulsou do partido. Além disso, no ano seguinte, em 2010, Jorge Babu foi exonerado do cargo de inspetor da Polícia Civil.
Em setembro de 2010, foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) a 7 anos de prisão por formação de quadrilha e por integrar uma milícia quando pertencia à Polícia Civil.
Em 2024, tentou retornar à vida política e obteve 10.639 votos para a Câmara Municipal pelo União Brasil, mas sua candidatura foi barrada pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa.