Em oitiva no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (10), o deputado Zé Trovão (PL-SC) afirmou que os parlamentares envolvidos na ocupação à Mesa Diretora da Casa deveriam receber uma medalha.
"Deveriam nos dar uma medalha, não por honrar a política, mas por honrar quem elege os políticos."
A declaração foi resposta a questionamento do deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), que perguntou o que ocorreria na visão do colega caso houvesse Justiça na ação. Zé Trovão e van Hattem correm risco de receberem suspensão cautelar por um mês.
"Eu espero que se for feito justiça nesse caso, que esse processo se encerre de maneira a arquivar todas as denúncias que são fantasiosas contra nós."
A ocupação na Mesa Diretora era uma reivindicação por parte de deputados de oposição que exigiam a votação da anistia para os envolvidos nos atos golpistas em 8 de janeiro de 2023 e do fim do foro privilegiado.
Ação
No processo conjunto, van Hattem e Zé Trovão respondem por obstrução à cadeira do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), enquanto Marcos Pollon (PL-MS) por sentar na cadeira do vice-presidente.
A medida pede a suspensão cautelar dos três por um mês. Pollon também é julgado por ofensas contra o presidente da Câmara, que correspondem a 90 dias de suspensão.
Essa representação está sob relatoria do deputado Moses Rodrigues (União-CE), que solicitou as oitivas.
As punições foram sugeridas pela Corregedoria da Câmara, em documento enviado ao Conselho de Ética, que também pediu medida de censura escrita a outros 11 parlamentares.