O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nessa terça-feira (23) que uma mulher beneficiada por uma prótese dentária fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) lhe contou estar "beijando como nunca" após receber o tratamento.
A declaração foi feita durante o Ato de Entrega de Equipamentos de Radioterapia no Hospital Santa Marcelina, unidade de referência para atendimentos de média e alta complexidade na zona leste de São Paulo.
Ao defender a ampliação do acesso a tratamentos de saúde pelo SUS, Lula destacou a qualidade das próteses dentárias distribuídas pela rede pública e relatou uma conversa que teve com uma paciente atendida pelo programa.
"Esses dias eu fui no Rio de Janeiro e uma companheira tinha colocado a prótese. Aí eu perguntei para a companheira: 'Escuta aqui, você está conseguindo comer carne?'. Ela falou: 'Estou'. E amendoim? 'Estou'. E castanha? 'Estou'. Ela falou: 'Mas, presidente, o que eu estou fazendo mesmo é beijando como eu nunca beijei na vida'."
O presidente também elogiou a tecnologia utilizada na produção das próteses.
"Se você um dia precisar, você vai saber o que é a modernidade dessa prótese feita numa máquina 3D. É a coisa mais perfeita do mundo", afirmou.
Ao comentar o episódio, Lula argumentou que políticas públicas de saúde vão além do tratamento de doenças e impactam diretamente a autoestima e o bem-estar da população.
"O que a gente está tentando fazer é fazer com que as pessoas sejam tratadas de forma civilizada. Ninguém pode ficar sem dente hoje porque nós temos tratamento de graça."
Investimentos em saúde pública
A agenda integrou um conjunto de ações do Governo Federal para ampliar a oferta de tratamento oncológico na rede pública.
Além da entrega do novo equipamento ao Hospital Santa Marcelina, foram inaugurados serviços de radioterapia em Fortaleza (CE) e Sinop (MT), ampliando a capacidade de atendimento do SUS em diferentes regiões do país.
Durante o evento, Lula afirmou que a ampliação do acesso a serviços especializados é uma forma de reduzir desigualdades e garantir que a população tenha acesso a tratamentos de qualidade.
Segundo o presidente, os investimentos em saúde refletem o compromisso de levar tecnologia e atendimento adequado aos usuários da rede pública.