Publicidade
Expandir publicidade
O Governo de Santa Catarina divulgou ofício que determina a retirada de nove títulos das bibliotecas das escolas estaduais. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Enquanto Brasília dá uma trégua com os recessos no Legislativo e no Judiciário, ao mesmo tempo em que o Executivo diminui a marcha, atualizar a lista de leituras pode ser uma tarefa interessante para iniciar 2022.
Nos últimos três anos, o Brasil vivenciou situações ora inusitadas – para não dizer atrapalhadas – ora tensas. Fake news, guerra de narrativas, ataque a instituições democráticas, intolerância religiosa, violência policial, inflação, omissão sobre a pandemia e populismo são apenas alguns dos temas que frequentaram com assiduidade o noticiário político. E 2021, particularmente, se mostrou intenso neste sentido.
Se, como dizem, para entender é preciso olhar em perspectiva, trazemos a seguir sugestões de três títulos lançados em 2021 que podem ajudar a apurar esse olhar, entender o que acontece no país e vislumbrar o Brasil nesta véspera de eleição.
Discurso de ódio: Uma política do performativo
Judith Butler
Editora Unesp - 2021
Autora para ser lida com pausas para reflexão. Judith Butler é uma filósofa pós-estruturalista norte-americana que aborda com primazia questões como feminismo e teoria queer. Esta obra traz subsídios para debates atuais como liberdade de expressão, cultura do cancelamento e criminalização do discurso do ódio. Nela a autora reúne problemas de gênero analisando-os a partir da força da violência verbal e da injúria por grupos extremistas. Ao mesmo tempo, o olhar sobre como os corpos se encontram com os atos e as falas políticas na contemporaneidade permite repensar manifestações, mobilizações e a política como o espaço para a construção do comum e do respeito às diferenças.