Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Bolsonaro tenta vender turismo a árabes e diz que Amazônia está ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

"Paraíso na Terra"

Bolsonaro tenta vender turismo a árabes e diz que Amazônia está "igual em 1500"

Presidente Bolsonaro articula um "escritório de turismo" nos Emirados Árabes e tenta vender imagem de Amazônia como "paraíso na Terra".

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Júlia Schiaffarino

15/11/2021 | Atualizado às 14:57

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em discursos destoantes dos dados sobre o desmatamento da floresta Amazônica, o presidente Jair Bolsonaro disse, em Dubai, que os ataques à política ambiental brasileira "não são justos". Bolsonaro participa do Invest in Brasil Forum e tem aproveitado os momentos de fala para rebater críticas à política ambiental brasileira que marcaram a Conferência do Clima (COP26), ocorrida na última semana em Glasgow, na Escócia, enquanto articula um "escritório de turismo" nos Emirados Árabes. Durante a abertura do evento o presidente convidou os participantes a conhecerem a Amazônia, que definiu como um turismo para "um paraíso na Terra". O escritório será uma agência da Embratur. "Nós queremos que os senhores conheçam o Brasil de fato. Uma viagem e um passeio pela Amazônia é algo fantástico, até para que os senhores vejam que a nossa Amazônia, por ser uma floresta úmida, não pega fogo. Que os senhores vejam realmente o que ela tem. Com toda certeza, uma viagem inesquecível", afirmou Bolsonaro. Ao tentar rebater as críticas aos crescentes desmatamentos na região, Bolsonaro disse que a floresta estava igual à época do início da colonização portuguesa. "Os ataques que o Brasil sofre quando se fala em Amazônia não são justos. Lá, mais de 90% daquela área está preservada, está exatamente igual quando foi descoberto no ano de 1500. A Amazônia é fantástica", acrescentou o presidente. Além da Amazônia, o escritório de turismo também deve promover rotas no nordeste brasileiro.

Amazônia Legal

As afirmações do presidente brasileiro sobre a Amazônia, no entanto, esbarram em relatórios recentes como o do MapBiomas apontando que, entre 1985 e 2020, 16,4% da floresta havia sido queimada pelo menos uma vez. Na sexta (12), o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontou que a área de alerta de desmatamento da Amazônia Legal em outubro de 2021 foi a maior para aquele mês dentro dos últimos sete anos. Registrou-se 877 km² de devastação da floresta na Amazônia, um aumento de 5% em relação a outubro de 2020. A Amazônia Legal compreende os territórios nove estados do Brasil: Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O presidente Bolsonaro não participou da COP26, mas enviou um vídeo de três minutos no qual afirmava que o "Brasil é uma potência verde" e que tem atuando no combate às mudanças climáticas. Enquanto isso, na sexta (15), o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, concedeu entrevista durante o evento no qual cobrou dos países ricos mais dinheiro para ações contra as mudanças climáticas no Brasil. O país não tem conseguido avançar nas negociações para destravar o Fundo Amazônia, que seguem paralisado, conforme indicou Leite. Abastecido por nações como a Noruega e a Alemanha este fundo conta com US$ 2,9 bilhões para combater o desmatamento na Amazônia Legal, mas os repasses foram suspensos em 2019 durante a gestão Ricardo Salles. > Na COP26, Pacheco ressalta problema de desmatamento ilegal no Brasil > Em Dubai, Bolsonaro se hospeda em hotel com diárias de até R$ 83 mil
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Amazônia Turismo Jair Bolsonaro Dubai desmatamento Emirados Árabes COP26 viagem presidencial

Temas

Meio Ambiente Economia Governo Notícia

LEIA MAIS

Senado

BR do Mar, privatização dos Correios e Precatórios: as prioridades do governo

ENERGIA LIMPA

Não podemos esquecer do futuro

ELEIÇÕES 2022

"Casamento" com o PL deve atrasar, diz Bolsonaro

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES