Publicidade
Expandir publicidade
Durante a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o desembargador federal Kassio Nunes foi alvo de poucas críticas e seu nome foi defendido tanto pela oposição quanto por integrantes dos partidos do Centrão. Kassio é o indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), no lugar de Celso de Mello, que se aposentou neste mês.
“A indicação do Desembargador Kassio Nunes Marques para o Supremo Tribunal Federal é, sem demérito para ninguém, uma grande e oportuna indicação, que, com certeza, elevará a nossa Corte Superior, porque – muitos já disseram aqui e eu queria repetir – é técnica, porque é criteriosa e porque especialmente prestigia o Nordeste”, disse o senador Renan Calheiros (MDB-AL) ainda no início da sabatina.
O senador Ciro Nogueira (PP-PI), a quem se credita a indicação de Kassio, elogiou a trajetória profissional do indicado, que é de seu estado. “A sua história de vida, o seu currículo, a sua capacidade são os motivos reais da sua indicação”, defendeu. Ciro Nogueira é presidente do PP e tem se aproximado do presidente Bolsonaro, que este ano atraiu partidos do Centrão para sua base no Congresso.
O senador frisou que a indicação de um nordestino para o Supremo partiu de Bolsonaro, tido como preconceituoso. “Vi alguns senadores que declaram o voto contrário sem nenhuma convicção, até constrangidos, apenas como bandeira política. Mas sem nenhuma convicção, sem o menor fundamento”, criticou Ciro Nogueira.
Na mesma linha, o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), ressaltou que Bolsonaro saiu do eixo Sul-Sudeste e contemplou o Nordeste e elogiou o currículo do indicado. “Vossa Excelência demonstra ter conhecimento jurídico e capacidade total para o cargo”, ressaltou.
O indicado também foi elogiado pelo líder do PT, Rogério Carvalho (PT-SE). “Ele se saiu muito bem e atende às expectativas que todos nós tínhamos com relação às suas qualidades e suas capacidades para exercer a função de ministro do STF”, disse em entrevista à TV Senado. Ele afirmou ter certeza de que o nome será votado ainda hoje em Plenário e que os senadores voltarão aos seus estados com essa questão resolvida.
A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), também da oposição, cumprimentou a representação do Nordeste. “A sua vinda, traz uma representatividade da nossa região, uma região tão excluída e tão esquecida do nosso país.”