Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
16/6/2020 | Atualizado 10/10/2021 às 17:35
A ocupação por militares de funções essencialmente técnicas, para as quais há servidores públicos com experiência, compromisso e formação na área, é uma decisão mais política do que técnica e que, portanto, pode não ser a mais adequada para enfrentar os desafios da gestão pública. Tal escolha mostra que a gestão especializada de políticas públicas não tem sido priorizada pelo governo federal.
Há de se destacar que uma das principais características da cultura dos quadros militares é a hierarquia rígida, na qual ordens de superiores não devem ser questionadas. No escopo da administração pública civil, essas posturas não são saudáveis. As decisões tomadas no âmbito público são complexas e demandam diversidade de pontos de vista, amplo debate público e conhecimento sobre experiências anteriores e boas práticas em outras esferas governamentais.
Por outro lado, o Estado brasileiro conta com carreiras específicas que têm como missão desempenhar a formulação, a implementação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas. São compostas por servidores experientes, comprometidos e com formações diversas para desempenhar funções típicas de Estado. Esses quadros profissionais têm a missão de zelar pela continuidade das políticas públicas e pela memória institucional, uma vez que governos passam, mas as políticas de Estado devem continuar.
O aprimoramento das políticas públicas passa necessariamente por uma gestão especializada e pelo fortalecimento de uma burocracia estatal técnica, selecionada por concurso público, com formação continuada e avaliação de desempenho periódica.
Não se trata de uma disputa por cargos e posições, mas da defesa da eficiência das políticas públicas com a entrega de serviços adequados à população. Colocar as carreiras dedicadas a políticas públicas em segundo plano significa colocar a própria gestão em risco.
*Rogério da Veiga é vice-presidente da Anesp, especialista em políticas públicas e gestão governamental.
> As últimas notícias da pandemia de covid-19

Tags
Temas
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Linguagem simples
Entenda o que é linguagem neutra, proibida em lei sancionada por Lula
Operação Rosa Branca
SEGURANÇA PÚBLICA
Davi Alcolumbre escolhe Alessandro Vieira para relatar o PL Antifacção