Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
4/12/2007 | Atualizado às 18:44
Os peemedebistas vão se reunir na próxima quinta-feira (6) para discutir a sucessão de Renan Calheiros (PMDB-AL), que renunciou hoje à presidência do Senado. Por tradição, o partido que detém a maior bancada na Casa, no caso o PMDB, ocupa o cargo. Contudo, qualquer senador pode lançar sua candidatura.
Entre os pré-candidatos à presidência do Senado pelo PMDB estão: Garibaldi Alves Filho (RN), Neuto de Conto (SC) e Valter Pereira (MS). Garibaldi é apontado como o candidato que possui mais condições de substituir o senador alagoano. Ao Congresso em Foco, o parlamentar potiguar ressaltou que é candidato ao cargo “de qualquer jeito”. (leia mais)
Neste momento, o Plenário do Senado julga se Renan é culpado ou inocente da acusação de ter usado “laranjas” para comprar empresas de comunicação em Alagoas.
Para o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), a renúncia de Renan, e sua conseqüente sucessão, interferem diretamente na tramitação da proposta que prorroga por mais quatro a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). O tributo rende cerca de R$ 40 bilhões por ano aos cofres da União e mobiliza a base do governo no Congresso. (Rodolfo Torres)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores