Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. STF abre processo contra o deputado Asdrúbal Bentes

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

STF abre processo contra o deputado Asdrúbal Bentes

Congresso em Foco

14/12/2007 9:57

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Por unanimidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) receberam a denúncia do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, contra o deputado Asdrúbal Bentes (PMDB-PA). Com isso, o deputado passa a responder a processo por crime eleitoral, contra o planejamento familiar, estelionato e formação de quadrilha.

Asdrúbal é acusado de oferecer laqueaduras de trompas em troca de votos nas eleições municipais de 2004. Ao acolher a denúncia feita pelo procurador-geral, o relator do caso, ministro Carlos Alberto Menezes Direito, classificou como “robustos” e “abundantes” os indícios de que o peemedebista praticou crime.

“Os elementos fático-probatórios constantes desses autos até o presente momento indicam a materialidade dos crimes e descrevem suficientemente o possível envolvimento do ora denunciado no crime de corrupção eleitoral em todas as suas fases”, declarou.

A denúncia

De acordo com a denúncia, entre janeiro e março de 2004, ano em que o peemedebista foi candidato a prefeito de Marabá, Asdrúbal e outras seis pessoas corromperam 13 eleitoras para que elas trocassem o seu voto pela realização de laqueaduras.

Segundo a acusação, as eleitoras foram recrutadas pela mulher e pela enteada do deputado. As cirurgias, conforme o Ministério Público, foram realizadas mediante fraude ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Santa Terezinha, de Marabá, que não tinha convênio para realizar esse tipo de intervenção. Um dos dois médicos acusados de terem fraudado o laudo para conseguir realizar as laqueaduras é genro de Asdrúbal.

Defesa

A reportagem procurou Asdrúbal Bentes para comentar a decisão do Supremo, mas, segundo a assessoria do deputado, ele está em trânsito, voando para o seu estado. O nome dele aparecia na relação dos 105 parlamentares sob investigação judicial publicada em agosto pelo Congresso em Foco.

Na época, o peemedebista alegou inocência no caso, ressaltando que não é médico e que não há provas de que tenha pedido a realização das cirurgias. Leia a íntegra da nota enviada pelo deputado. (Edson Sardinha)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Manchetes dos jornais de hoje - 14dez2007

Sem CPMF, investimento cai e imposto sobe

Governo baixa as armas e retoma negociação

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DA ADVOCACIA

OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios

2

AGENDA DO SENADO

Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais

3

A revolução dos bichos

Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"

4

TENTATIVA DE GOLPE

STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação

5

SEGURANÇA PÚBLICA

Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES