Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Barros entra com processo contra Renan por acusações em relatório da ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CPI DA COVID

Barros entra com processo contra Renan por acusações em relatório da CPI

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Edson Sardinha

26/10/2021 10:35

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O líder do governo, Ricardo Barros, articulou a entrada na pauta da Câmara do projeto que visa autorizar exploração mineral em terras indígenas. Foto: Jefferson Rudy/Ag. Senado.

O líder do governo, Ricardo Barros, articulou a entrada na pauta da Câmara do projeto que visa autorizar exploração mineral em terras indígenas. Foto: Jefferson Rudy/Ag. Senado.
O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), entrou nesta terça-feira (26) com processo contra o relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), por abuso de autoridade e denunciação caluniosa. Em seu relatório final, Renan imputa a Barros quatro delitos: incitação ao crime, advocacia administrativa, formação de organização criminosa e improbidade administrativa. Os crimes atribuídos ao deputado dizem respeito à sua eventual participação nas negociações da vacina indiana Covaxin, alvo de uma série de denúncias. Segundo Barros, as acusações feitas contra ele não têm "qualquer lastro nas provas produzidas durante o inquérito parlamentar". "Imputou falsamente crimes ao noticiante para satisfazer interesse político de atacar e desgastar o governo, atuando de forma flagrantemente parcial", alega o líder do governo na notícia-crime. O deputado alega que a CPI se afastou do dever de investigar e relatar os fatos apurados com base nas provas produzidas com a finalidade específica de prejudicá-lo. "Estou processando o relator da CPI da Pandemia, senador Renan Calheiros, por abuso de autoridade e denunciação caluniosa. A investigação comprovou que não participei do caso Covaxin e ele insiste na denúncia. Pedi ao PGR, Aras, as providências", escreveu o deputado nas redes sociais. Em depoimento à CPI da Covid, o deputado Luis Miranda (DEM-DF) disse que o presidente Jair Bolsonaro atribuiu a Barros responsabilidade pelos fatos denunciados por ele relacionados às negociações da Covaxin. Barros afirma que todos os depoentes que, de acordo com a cúpula da CPI, teriam envolvimento com ele negaram qualquer ligação. "Desde então, os senadores de oposição ao governo integrantes da CPI - com especial destaque para o senador Renan Calheiros - passaram a alimentar inúmeras acusações, especulações e ilações contra o noticiante, com o notório propósito de desgastá-lo (bem como desgastar o governo) perante a opinião pública." Ainda na notícia-crime, o líder do governo diz que os depoimentos e as quebras de sigilo telefônico, bancário, fiscal e telemático dele e de suas empresas "apontaram cabalmente para a falsidade e improcedência de todas as acusações" lançadas contra ele. O relatório da CPI da Covid será votado nesta terça-feira (26). Luis Miranda liga Ricardo Barros e Bolsonaro a esquema de vacinas
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Renan Calheiros Ricardo Barros Luís Miranda covaxin CPI da covid

Temas

Corrupção Congresso Notícia

LEIA MAIS

CPI DA COVID

CPI aprova relatório que pede o indiciamento de Bolsonaro e mais 79

CPI vota relatório final. Veja a íntegra do documento modificado

GESTÃO PÚBLICA

Bolsonaro sanciona flexibilização na Lei de Improbidade Administrativa

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES