Publicidade
Expandir publicidade
O presidente do Congresso tem sido pressionado a instalar a CPI da Covid [fotografo]Marcos Oliveira / Agência Senado [/fotografo]
O líder da maioria do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), cobrou nesta segunda-feira (8), na reunião para definir a pauta de votações da Casa, que o Senado participe da mobilização nacional dos governadores contra a covid-19. O emedebista também disse que a CPI da Covid, que tem por objetivo apurar omissões do governo na pandemia, precisa ser instalada pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
"Não cabe ao presidente [do Congresso] instalar ou não a CPI. Eu mesmo como presidente lá atrás instalei várias comissões parlamentares de inquérito por decisão do Supremo Tribunal Federal porque as investigações políticas são instrumentos das minorias", disse o Renan ao Congresso em Foco.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
Pacheco, que foi eleito presidente da Casa com o apoio do presidente Jair Bolsonaro e de partidos da oposição como PT e PDT, tem evitado instalar a comissão. "Eu não sei bem o porquê, só sei que ao não instalar enfraquece o Legislativo, infelizmente", declarou o senador do MDB.