Publicidade
Expandir publicidade
Baleia Rossi (MDB-SP) [fotografo] Agência Câmara [/fotografo].
A Executiva Nacional do Solidariedade, que tem 14 deputados federais, se reuniu nesta segunda-feira (18) para definir a posição na disputa pela presidência da Câmara. O Congresso em Foco havia confirmado nesta manhã com um importante integrante do partido que a decisão é de compor o bloco do deputado Baleia Rossi (MDB-SP). A posição foi decidida pelo partido nesta tarde (veja nota no final do texto).
As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.
A ação representa um revés para a candidatura de Arthur Lira (PP-AL), que contava com o apoio do Solidariedade, cujo líder Zé Silva (Solidariedade-MG), tem defendido o voto no colega do PP. O site apurou nesta manhã que a posição do líder é minoritária e que a legenda decidiu pelo apoio ao presidente do MDB.
Baleia, cuja candidatura é articulada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem o apoio formal do MDB, DEM, PSDB, PT, PSL, PSB, PDT, PCdoB, Rede, Cidadania e PV.
Já Lira, cujo o principal padrinho é o presidente Jair Bolsonaro, tem o endosso do PP, PL, PSD, Avante, Patriota, Republicanos e busca a confirmação do PTB e do Pros.
Apesar disso, o líder do PP aposta em traições no bloco de Baleia, principalmente no PSL, PSDB, PSB e DEM.
Após o Solidariedade formalizar a mudança de posição, Maia e Baleia foram para sede do partido em São Paulo e se reuniram com o presidente nacional, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), e demais membros da Executiva Nacional.