Publicidade
Expandir publicidade
[fotografo]José Cruz/ABr[/fotografo]
O PL ingressou nesta quarta-feira (2) com um pedido para que o julgamento da ação pela qual o PTB contesta a possibilidade de reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado seja retirado do ambiente eletrônico e incluído na pauta presencial do Plenário.
Veja a íntegra da petição do PL:
Na última sexta (27), o PTB, legenda presidida por Roberto Jefferson, já havia pedido que o caso fosse analisado de forma presencial. Durante o período de pandemia, as sessões do Supremo Tribunal Federal (STF) têm sido realizadas por videoconferência.
A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6.524 encontra-se em plenário virtual, um sistema simplificado de votação em que os ministros depositam os votos eletronicamente. O início do julgamento será na próxima sexta (4), podendo se estender até o dia 11 de dezembro. O relator é o ministro Gilmar Mendes.
O PL, partido que integra o chamado Centrão, alega que não existe qualquer urgência que imponha o julgamento virtual e que é possível aguardar a designação de data para inclusão na pauta presencial. A eleição interna das Mesas da Câmara e do Senado deve ocorrer em 1º de fevereiro, no retorno dos parlamentares aos trabalhos legislativos.