Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
8/10/2020 | Atualizado 10/10/2021 às 17:32
Além do desejo de Bolsonaro em agradar Trump, a implantação da nova tecnologia também envolve grandes interesses comerciais.
A expectativa é que nosso país poderá receber cerca de R$ 300 bilhões em investimentos nos próximos dez anos a partir do leilão do 5G.
Isso representa um incremento anual de 0,4% no Produto Interno Bruto (PIB).
O Governo Federal já tem todas as informações necessárias para realizar a licitação.
Neste momento, o papel do Congresso é fundamental para evitar direcionamentos, fiscalizando o edital das bandas, para garantir que a escolha se dará por critérios técnicos.
Conveniências políticas e econômicas não podem impedir o Brasil de ter acesso à melhor equação e o cidadão de receber o melhor serviço na ponta.
Outro desafio no processo do 5G é evitar atrasos na implantação - após o leilão que já está atrasado - e garantir a cobertura que acabou não acontecendo no 4G.
É preciso ir além da cobertura de fibra ótica para assegurar internet de qualidade, inclusive nas escolas públicas.
Ainda é fundamental que a Anatel estabeleça contrapartidas para as empresas vencedoras do edital. Haverá pagamento para outorga? Haverá a obrigatoriedade da distribuição de rede para regiões mais carentes?
Para finalizar, vou citar aqui dois livros (A Quarta Revolução Industrial, de Klaus Schwab; e Homo Deus: uma breve história do amanhã, de Yuval Noah Harari) onde os autores manifestam, muito assertivamente, a preocupação com a criação de uma "elite tecnológica" que pode dominar e subjugar os excluídos que não tiveram acesso a tecnologias de ponta.
Vale a reflexão!
*Gustavo Fruet é deputado federal pelo PDT no Paraná.
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para [email protected].
> Leia mais textos do autor.

Tags
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Linguagem simples
Entenda o que é linguagem neutra, proibida em lei sancionada por Lula
Operação Rosa Branca
SEGURANÇA PÚBLICA
Davi Alcolumbre escolhe Alessandro Vieira para relatar o PL Antifacção