Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. DEM entra com representação contra o GSI

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

DEM entra com representação contra o GSI

Congresso em Foco

25/8/2009 12:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho e Fábio Góis

O presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), protocolou nesta terça-feira (25) uma representação no Ministério Público Federal (MPF) solicitando a abertura de investigação contra o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e seu chefe, o general Jorge Armando Félix. A oposição pede que os procuradores apurem se o ministro cometeu os crimes de supressão, extravio ou sonegação de documento e improbidade administrativa.  

A ação tem como base a resposta dada pelo GSI na última sexta-feira (21) a um requerimento do DEM, que requisitava imagens do circuito interno de TV da Casa Civil, referentes aos meses de novembro e dezembro do ano passado, período em que a ex-secretária da Receita Lina Vieira diz ter se encontrado com a ministra Dilma Rousseff. O GSI informou que não poderia ceder as imagens, porque elas foram destruídas após ficarem armazenadas por um mês. 

Lina e Dilma têm versões diferentes sobre o assunto. A ex-secretária confirma o encontro, mas não sabe precisar em que dia ele ocorreu. Já a ministra diz que a reunião jamais existiu. 

Em depoimento à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, na semana passada, Lina reiterou que a ministra da Casa Civil lhe pediu, no encontro, para acelerar as investigações fiscais contra o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Dilma também nega ter feito o pedido.

"Se o gabinete do presidente não tem uma segurança que garanta a conservação das imagens, que tipo de segurança é essa? Com a tecnologia de hoje, você não precisa de grandes estruturas para fazer esse armazenamento", afirma Rodrigo Maia.

De acordo com o presidente do DEM, a representação é para investigar toda a estrutura do GSI. Mas ele admite que a intenção é chegar até Dilma. "É claro que depois terá suas implicações. Quem responde diretamente é ele [general Jorge Armando Félix]. Mas, confirmando que houve a queima das imagens, também atinge a ministra", disse Rodrigo.

Reforço

O levante oposicionista contra o desencontro de versões entre Dilma Rousseff e Lina Vieira ganhou hoje nova vertente. Vice-líder do PSDB, o senador Alvaro Dias (PR) encaminhou ofício ao ministro-chefe do GSI por meio do qual pede mais esclarecimentos sobre o assunto.

No ofício, Alvaro insiste em que o GSI aprofunde a versão de que as imagens do suposto encontro tenham sido apagadas. "À luz da nota divulgada (...) muito agradeceria a Vossa Excelência o obséquio de encaminhar, dentro do menor prazo possível, cópia do contrato firmado com a empresa responsável pelo circuito interno instalado no Palácio do Planalto (...)", diz trecho do documento.

Confira a íntegra do ofício: 

"À luz da nota divulgada por esse Gabinete de Segurança Institucional na última sexta-feira, dia 21 de agosto de 2009, por meio da qual afirma que, nos registros existentes no Palácio do Planalto correspondentes a novembro e dezembro de 2008 'não foi encontrado o nome da ex-secretária da Receita Federal Lina Maria Vieira' e ainda que não existem mais as imagens das câmeras de segurança relativas ao período porque o sistema teria capacidade para armazená-las por um prazo médio de apenas 30 dias, muito agradeceria a Vossa Excelência o obséquio de encaminhar, dentro do menor prazo possível, cópia do contrato firmado com a empresa responsável pelo circuito interno instalado no Palácio do Planalto, e vigente à época do ocorrido, para que se possa, em definitivo, esclarecer as questões que ainda pesam sobre o episódio objeto da mencionada nota.

Atenciosamente,
Senador Alvaro Dias"

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Oposição vai ao STF para tentar desarquivar denúncias contra Sarney

Lupi defende diminuição da carga horária; CNI é contra

Câmara debate com sindicalistas e empresários redução da jornada

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES