Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Isabella Macedo
19/12/2017 | Atualizado às 17:57
O ministro Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, na tarde desta terça-feira (19) a execução da pena do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP). Ele foi condenado a sete anos e nove meses de prisão neste ano. O STF já tinha recusado recurso de Maluf e manteve sua condenação em 10 de outubro deste ano. Agora, Fachin negou os embargos infringentes, último recurso do deputado.
<< STF rejeita recurso e mantém condenação de Maluf a sete anos de prisão
A decisão de Fachin foi remetida à Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DFT) para que o mandado de prisão seja expedido. Só então Maluf será notificado e deve começar a cumprir a pena em regime fechado.
Maluf foi condenado por lavagem de dinheiro pela Primeira Turma do STF, em 23 de maio deste ano, a sete anos, nove meses e dez dias de prisão em regime fechado, perda do mandado de deputado federal e pagamento de mais de R$ 1,3 milhão, correspondente a 248 dias-multa.
O processo é relativo a atos de Maluf a partir de sua gestão como prefeito de São Paulo (1993-1997). Mais de US$ 170 milhões teriam sido lavados entre 1998 e 2006, nas obras da Avenida Água Espraiada. O entendimento foi de que Maluf "ocultou e dissimulou" valores provenientes de corrupção passiva. De acordo com a gravidade do crime, a Primeira Turma do STF decidiu, em entendimento confirmado pela maioria do pleno, que ele deverá cumprir a sentença em regime fechado.Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos