Foi encerrada, no final na tarde de hoje (7), no Palácio do Planalto o encontro que reuniu os ministros Paulo Bernardo (Planejamento), José Mucio Monteiro (Relações Institucionais) e o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). Na reunião, seriam traçadas as estratégias para cortar gastos nos Três Poderes, de acordo com o pacote fiscal anunciado na última quarta-feira (2). Nenhum deles deu declarações à imprensa ao término do encontro, que ainda registrou a ausência do presidente da Comissão Mista de Orçamento, José Maranhão (PMDB-PB).
Entretanto, segundo a assessoria de imprensa de José Mucio, amanhã será realizada nova reunião, em horário ainda não definido, no Palácio do Planalto. Dessa vez, sai Romero Jucá e entra o ministro Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência). A ordem, ainda de acordo com a assessoria, é intensificar os diálogos com as lideranças partidárias no Congresso, a fim de minimizar a repercussão negativa que o pacote compensatório causou no primeiro momento.
Entre os parlamentares da oposição, é consenso que a equipe econômica do governo descumpriu o acordo de não elevar a carga tributária como “retaliação” à perda da CPMF. (Fábio Góis)