Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Victor Farias
29/2/2020 7:27
Meio ambiente e direitos indígenas
A Anistia também cita os "incêndios devastadores na Amazônia" como sintomas de uma "crise maior de desmatamento ilegal e confisco de terra". "O presidente Bolsonaro tratou ativamente de minar políticas mecanismos de proteção ambiental", afirma.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a área estimada de desmatamento no período de agosto de 2018 a julho de 2019 nos nove estados que compõem a Amazônia Legal brasileira foi de 9.762 km². Esse número representa um aumento de 29,54% com relação à área desmatada calculada no ano anterior, que foi de 7.536 km².
Em relação aos povos indígenas, a entidade diz que o governo não cumpriu sua obrigação de protegê-los. Além disso, adotou várias medidas que aumentavam os riscos que enfrentavam.
Como exemplo, a ONG cita a retirada de funções da Fundação Nacional do Índio (Funai) e as declarações do presidente contra o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). "Ambas as organizações haviam desempenhado um pepal fundamental de vigilância e proteção da Amazônia, e debilitar suas competências e influências aumentava os riscos que enfrentam os povos indígenas e seus lideres", disse.
> Deputados não veem clima para aprovar exploração de terras indígenas
> Governo protocola projeto que libera mineração em terras indígenas

DOMINGO DE PROTESTOS
PL da Dosimetria: veja as cidades onde há atos contra redução de penas
PL da Dosimetria
Otto Alencar: PL da Dosimetria "não tem chance" de passar na CCJ
INDÚSTRIA REDPILL
Erika Hilton propõe proibir monetização de conteúdo misógino