Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. A voz dos estados

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

A voz dos estados

Congresso em Foco

5/8/2009 6:40

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Renato Casagrande*

A onda de denúncias e acusações que se abateu sobre o Senado Federal está causando grave efeito colateral: multiplicam-se no país propostas de mudança no atual sistema bicameral, com a extinção da chamada Câmara Alta. Críticos apressados ou mal intencionados confundem, assim, causa e efeito, e colocam em risco instituição fundamental para o equilíbrio federativo. O que vivemos hoje, no Senado, é uma crise ética, administrativa e política. São graves as denúncias que pesam sobre o presidente Sarney, assim como são inaceitáveis as práticas que se desenvolveram fora do controle da sociedade e à margem do Regimento. Mas, ao combater essas práticas, não podemos permitir que o remédio mate o doente.

Em uma república federativa como a que temos, e em país com as dimensões territoriais e as desigualdades regionais do Brasil, o que garante o equilíbrio da representação estadual é justamente o Senado. Na Câmara, essa representação é proporcional à população de cada estado. Assim, São Paulo, por exemplo, tem bancada de 70 deputados, enquanto o Espírito Santo conta com apenas dez. É no Senado que se compensa essa desigualdade, com três representantes para cada unidade federada. De maneira quase simplista, é possível dizer que na Câmara se expressa a vontade dos eleitores, enquanto no Senado ouve-se a voz dos estados. Por isso, acabar com essa instância do Legislativo seria condenar estados com menor densidade populacional, como o Espírito Santo, a posição eternamente periférica, tanto no debate dos grandes temas nacionais quanto na disputa por projetos e recursos federais. Sem falar que essa discussão pode ocultar risco ainda maior. Como disse o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, a proposta de extinção do Senado pode derivar para um movimento pelo fim do próprio Parlamento, o que só interessa aos inimigos da democracia.

Precisamos, sim, fechar os ralos da corrupção e da leviandade administrativa, acabar com privilégios e construir mecanismos eficientes para que a sociedade fiscalize atos e práticas do Legislativo, em todas as instâncias. Mecanismos como o Portal da Transparência, proposto por nós e já implantado pelo Congresso Nacional. Da mesma forma, precisamos ter a firmeza necessária para romper com o espírito corporativo que acoberta desvios éticos, aplicando com o devido rigor os instrumentos punitivos de que já dispomos.

São decisões necessárias e urgentes, que vão fortalecer o conjunto do Legislativo e a própria democracia brasileira, garantir o equilíbrio da representação federativa e firmar condições para que a vontade dos eleitores seja efetivamente respeitada. Já a proposta de unificação do Parlamento federal, com extinção do Senado, ecoa apenas as vozes da discriminação, que gostariam de dar aos grandes estados do Sudeste poder ainda maior para definir os investimentos públicos e a distribuição da riqueza produzida no país, em prejuízo de estados e regiões de menor densidade populacional ou que foram deixados à margem do processo de desenvolvimento nacional.

*Renato Casagrande é senador da República pelo PSB do Espírito Santo.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Fórum

LEIA MAIS

Fisco precisa de autonomia

A ação do DEM contra as cotas - semeando ódio para colher votos

Israel nega a cidadãos árabes o acesso à própria história

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES