Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Líderes entram com mais requerimentos contra GSI

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Líderes entram com mais requerimentos contra GSI

Congresso em Foco

25/8/2009 17:51

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

Os líderes da oposição decidiram ir ao ataque contra o Gabinete de Segurança Instituicional (GSI). Depois do DEM protocolar na manhã desta terça-feira (25) um pedido de investigações no Ministério Público Federal (MPF), agora foi a vez do PPS assinar um requerimento de informações pedindo detalhes do contrato do sistema de segurança do Palácio do Planalto. Além dos socialistas, novamente o DEM, em parceria com o PSDB, solicitam a convocação do ministro-chefe do GSI, general Jorge Armando Félix, para prestar esclarecimentos sobre a exclusão de imagens do circuito interno do Palácio do Planalto.

Os documentos foram motivados por causa da nota oficial emitida pelo GSI na sexta-feira (21). O órgão afirmou que não poderia fornecer imagens dos meses de novembro e dezembro de 2008 por não ficarem armazenadas por mais de um mês. A nota foi divulgada em resposta à solicitação do DEM, que queria as gravações para saber se a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira esteve ou não na Casa Civil reunida com a ministra Dilma Rousseff. Lina diz que recebeu de Dilma o pedido para acelerar as investigações contra o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Além disso,  o GSI informou também que as autoridades que entram no Planalto pela garagem não são registradas nos livros de entrada e saída de autoridades. Com os novos requerimentos, os partidos querem tirar a dúvida se o encontro aconteceu ou não. As duas têm versões diferentes sobre o assunto. A ex-secretária confirma o encontro, mas não sabe precisar em que dia ele ocorreu. Já a ministra nega que o encontro tenha acontecido.

O PPS quer a cópia do contrato, assinado em 2004, para a implantação do sistema de câmeras de vigilância eletrônica no Palácio do Planalto, assim como de todos relativos à segurança mantidos pelo GSI. Além disso, solicitam as cópias de segurança das imagens de vigilância no local nos últimos seis meses de 2008 e de todos os registros de entrada e saída de pessoas no prédio pelo menos período. "Um contrato no valor de R$ 3,2 bilhões tem que prever uma estrutura de back up", afirmou Coruja.

Já o requerimento do DEM e do PSDB requer a convocação do general Félix ao plenário da Câmara  "a fim de prestar esclarecimentos sobre a destruição das imagens gravadas pelas câmeras de segurança do Palácio do Planalto e os dados a respeito de veículos e autoridades que estiveram naquele estacionamento". "Havendo a suspeita de ato ou omissão que possa trazer dificuldades à investigação, justifca-se a atuação institucional do Congresso Nacional, sendo o plenário da Câmar dos Deputados foro ieal para o encaminhamento do debate", afirmou Caiado.

Mais cedo, o DEM anunciou que protocolou hoje uma representação no Ministério Público Federal (MPF) solicitando a abertura de investigação contra o GSI e seu chefe, o general Jorge Armando Félix. A oposição pede que os procuradores apurem se o ministro cometeu os crimes de supressão, extravio ou sonegação de documento e improbidade administrativa. Além disso, o vice-líder do PSDB, o senador Alvaro Dias (PR), encaminhou ofício ao ministro-chefe do GSI por meio do qual pede mais esclarecimentos sobre o assunto.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Oposição obstrui pauta para evitar votação da CSS

PMDB recomenda que Stephanes não assine portaria

Oposição abandona Conselho de Ética do Senado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES