Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/6/2014 | Atualizado 28/6/2014 às 13:40
Em convenção nacional, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) confirmou, nesta sexta-feira (27), apoio à candidatura do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à presidência da República. A decisão foi aprovada por aclamação da maioria dos presentes no evento. Não houve votação.
Na base aliada à presidenta Dilma Rousseff (PT) desde 2011, os petebistas surpreenderam o PT no último dia 21, quando anunciaram a coligação com o presidenciável tucano. No entanto, a mudança não agradou a todos. Vários parlamentares do PTB reclamaram de não terem sido consultados sobre a mudança de posicionamento do partido, que havia prometido, no final de maio último, apoio à tentativa de reeleição da petista.
Apesar da aliança com Aécio Neves, a legenda está liberada nos estados para se unir ao PT. Na Bahia, por exemplo, o PTB já declarou apoio a Rui Costa, candidato petista ao governo estadual. Já o senador Armando Monteiro (PTB) vai disputar o governo de Pernambuco com apoio do PT.
Em nota oficial emitida na semana passada, a cúpula do PTB alegou "clamor da bancada federal e de estados em que conflitos locais com o PT ficaram insustentáveis", daí o rompimento no âmbito nacional. No Distrito Federal, Roraima, Piauí e no Rio de Janeiro, por exemplo, o PT não cumpriu promessas de apoiar candidatos petebistas, segundo o PTB. Com a legenda, Aécio ganhará mais tempo na propaganda eleitoral de rádio e TV.
Assine a Revista Congresso em Foco em versão digital ou impressa
Temas
Câmara dos Deputados
Comissão debate isenção de registro para professor de educação física
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas