Publicidade
Expandir publicidade
Ciro Nogueira, do oposicionista PP no Senado, apoia candidatura de Hugo Motta, do governista Republicanos, na Câmara. Foto: Instagram
O PP e o Republicanos, partidos que têm representação na Esplanada dos Ministérios de Lula (PT), estão do lado governista na Câmara e do lado da oposição no Senado. É o que dizem os dados do Radar do Congresso, ferramenta do Congresso em Foco que monitora as votações de cada parlamentar nas duas Casas legislativas.
A metodologia do Radar do Congresso se baseia nas votações em plenário. O índice de governismo de cada parlamentar é calculado a partir das votações do parlamentar que seguiram ou não a orientação do líder do governo. Votos iguais à orientação (sim ou não) aumentam o índice; qualquer opção diferente da orientação (seja sim, não, abstenção ou falta) diminui o índice de governismo.
O Radar também agrega as votações por partido, o que permite saber quais são, na prática, as legendas mais governistas em cada Casa. O resultado indica a disparidade dos partidos nas duas Casas:
- Na Câmara, PP e Republicanos têm taxas de governismo de 76% e 78%, respectivamente. A taxa fica acima do geral dos deputados, que é de 72%.
- No Senado, os dois partidos estão firmes na oposição: enquanto o conjunto geral dos senadores vota com o governo em 74% das vezes, o PP tem governismo de 58% e de 50%, respectivamente.