Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Justiça atende pedido de Damares e suspende resolução sobre aborto em ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

DIREITOS HUMANOS

Justiça atende pedido de Damares e suspende resolução sobre aborto em crianças

Resolução do Conanda foi suspensa, segundo a decisão, por não respeitar um pedido de vista de um dos integrantes do conselho.

Congresso em Foco

24/12/2024 | Atualizado às 19:38

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) foi a autora do pedido atendido pela Justiça Federal do DF para suspender a decisão do Conanda. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) foi a autora do pedido atendido pela Justiça Federal do DF para suspender a decisão do Conanda. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
A Justiça Federal do Distrito Federal determinou nesta terça-feira (24) a suspensão da resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) que estabelecia diretrizes para o procedimento de aborto legal em crianças e adolescentes. A decisão liminar (provisória) atende a um pedido da senadora Damares Alves (Republicanos-DF).
  • Leia aqui a íntegra da decisão judicial
A resolução do Conanda foi aprovada por 15 votos a 13, sendo que todos os representantes do governo federal votaram contra. O texto possibilita o aborto em crianças e adolescentes que tenham engravidado por abuso sexual, quando a gravidez coloca a vida da criança em risco ou em casos de anencefalia do feto. Também estabelece diretrizes para o procedimento, como encaminhamento direto aos serviços de saúde mesmo sem autorização dos responsáveis, escuta segura e responsável para as vítimas de abuso sexual e prioridade para o desejo da criança ou adolescente caso ela queira fazer o aborto contra a vontade dos responsáveis. A decisão judicial desta terça-feira não julga o mérito da resolução, mas suspende sua aplicação com o argumento de que a votação violou o regimento interno do conselho. De acordo com a peça judicial, um representante do governo fez um pedido de vistas -- mais tempo para análise do assunto -- e isso não foi concedido. Isso tornaria a aprovação da resolução ilegal. O juiz federal do caso, Leonardo Tocchetto Pauperio, alegou que a decisão não questiona o mérito da resolução, por não ser este o motivo do conflito. Por outro lado, reconhece a violação regimental. "O pedido de vistas é um direito ao mesmo tempo que um dever, pois refere-se diretamente à aplicação de política pública de grande relevância social, como a ora analisada", ressaltou. Com a decisão, fica suspensa a publicação da resolução no Diário Oficial da União, impedindo que esta tenha efeito até que seja feita uma deliberação nos devidos termos regimentais. A Justiça Federal do DF também deu um prazo de dez dias para que o Conanda preste informações sobre o caso.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

aborto conanda crianças e adolescentes Damares Alves Justiça Federal do DF

Temas

Direitos Humanos Justiça Nota

LEIA MAIS

Senado

Comissão de Direitos Humanos realiza audiência sobre PNDH-3

LEI MAGNITSKY

Veja quais são as punições impostas pelos EUA a Moraes

Câmara dos Deputados

Duda Salabert propõe moção a deputado que ajudou a localizar Zambelli

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

OSCAR DA POLÍTICA

Votação do Prêmio Congresso em Foco termina nesta quarta; participe

2

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

3

MUNDO

Foragida da Justiça, Carla Zambelli é presa na Itália

4

Tarifaço

Veja os produtos perecíveis mais afetados por tarifa dos EUA

5

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES