Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
28/8/2014 | Atualizado às 19:15
O presidente do PT, Rui Falcão, anunciou nesta quinta-feira (28) que a campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) à reeleição vai protocolar representações na Justiça e no Ministério Público (MP) por conta de um vídeo em que o ex-presidente Lula aparece manifestando apoio a Marina Silva, presidenciável do PSB. O vídeo está na internet.
De acordo com a campanha petista, trata-se de um vídeo "manipulado criminosamente" porque Lula apoia "exclusivamente" Dilma Rousseff. De acordo com a campanha, "o vídeo foi editado de forma a ludibriar quem o assiste, montado a partir de um vídeo original em que Lula pede votos para a candidata Marina Sant'Anna, que disputa uma cadeira no Senado pelo PT-GO".
"Queremos botar um freio, deter esse tipo de campanha com a qual nos deparamos hoje. É um vídeo grosseiramente fraudado e que infelizmente traz marca oficial da campanha de candidata do PSB e coligação", disse Falcão, acrescentando que o PT não está atribuindo a autoria do "vídeo fraudado" a nenhum partido ou candidato.
A coordenação da campanha de Dilma já pediu ao YouTube, canal do Google, a exclusão do vídeo. Na Justiça eleitoral, a assessoria jurídica da candidata petista vai alegar propaganda eleitoral irregular. Ao Ministério Público, vai pedir a abertura de inquérito criminal por falsidade ideológica de cunho eleitoral.
Caso o vídeo não seja retirado do ar, a assessoria pretende propor ação civil por violação de direito autoral e direito de imagem. Com a representação, o Tribunal Superior Eleitoral poderá determinar a retirada do vídeo e o responsável.
Mais sobre as eleições de 2014 Assine a Revista Congresso em Foco em versão digital ou impressa
Temas
Lei do Estagiário
Erika Hilton apresenta projeto que amplia direito para estagiários
RELAÇÕES EXTERIORES
Luizianne Lins rejeita termo de deportação acelerada em Israel
Festa no Plenário
Vereadores de São Caetano do Sul dançam em cima de mesas no plenário
AGENDA DO PRESIDENTE
Lula entrega apartamentos e se reúne com presidente da Bolívia