Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Rodolfo Torres
19/1/2014 | Atualizado 20/1/2014 às 20:59
O Impostômetro avisa: já pagamos mais de R$ 100 bilhões em toda espécie de tributo nos primeiros 16 dias de 2014. No ano passado, a marca foi atingida sete dias depois, no dia 23 de janeiro. E o que isso significa? Que, além de pagarmos muito, nossa educação tributária precisa melhorar urgentemente.
Parece que dois projetos de lei que incluem a educação tributária nos currículos do ensino fundamental e médio estão prontos para a pauta da Câmara. Disse "parece" porque ambos são de 1996 e o site da Câmara avisa:
"Informações anteriores a 2001, ano de implantação do sistema e-Câmara, podem estar incompletas". Outro projeto de lei, desta vez criando a Semana Nacional de Educação Fiscal, foi arquivado. O tema carece de sucesso nos corredores da Casa.
Contudo, a educação tributária não precisa de lei para virar realidade em instituições de ensino do nosso país. Como sempre, é mais fácil ajustar a rede particular do que a pública. Basta vontade dos pagantes. Mas essa mudança também pode chegar às escolas geridas pelo Estado. Fundações e voluntários estão aí para isso...
Seria animador saber que as escolas brasileiras estão ensinando algo realmente útil. O currículo escolar brasileiro não tem qualquer praticidade. Até hoje me lembro das aulas de química orgânica do professor Carlos e de uma tal de "isomeria das cadeias carbônicas", ou seja lá qual nome tenha isso. Definitivamente, a escola não prepara para a vida...
Biquini Cavadão e Érika Martins cobram, magistralmente, Educação Sentimental nos bancos escolares para minimizar, ou até evitar, uma penca de dissabores vida afora. Já que isso não é possível, que seja explicada às nossas crianças a razão de impostos, taxas e contribuições. Como todo e qualquer ser humano, elas também não conseguirão se livrar disso.
Temas
LEIA MAIS
Segurança Pública
Pesquisa e inovação
CAE aprova transferência automática de créditos e garantias da Finep
RELAÇÕES EXTERIORES
Após condenação de Bolsonaro, Eduardo defende invasão dos EUA
julgamento do golpe
Imprensa internacional repercute condenação de Jair Bolsonaro
Julgamento do Golpe
Internet reage com memes à condenação histórica de Bolsonaro
Julgamento do Golpe
Conselheiro de Trump ataca STF e Moraes após condenação de Bolsonaro