Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Eduardo Militão
7/10/2012 | Atualizado às 12:58
[/caption]
LUZIÂNIA (GOIÁS) - A aliança do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC) com o PT em sua cidade natal, Luziânia, a 60 quilômetros de Brasília, tem ampla vantagem nas pesquisas para as eleições deste domingo. De acordo com o Instituto Serpes, Cristóvão Tormin (PSD), primo e candidato apoiado por Roriz, lidera com 63,6% das intenções de voto. Em uma inusitada coligação, Cristóvão tem como vice o petista Didi Viana, até então ferrenho opositor político da família Roriz. Em segundo lugar, aparece Gastão Leite (PSDB), com 16,5% das intenções.
Apesar da grande vantagem, o diretor do instituto de pesquisa, Antônio Lorenzo Martínez, defende cautela na análise dos percentuais. Ele chama atenção para o elevado índice de indecisos: 10,5% na pesquisa estimulada e 17,20% na espontânea.
Pesquise aqui a ficha do seu candidato
Em sua terra natal, Roriz apóia aliado do PT
"O Cristóvão está bem à frente, mas o eleitorado do Entorno não é muito fiel", analisou Martínez em entrevista ao Congresso em Foco. "O número de indecisos no Entorno é proporcionalmente alto em relação a outros eleitorados", continuou.
Uma das causas poderia ser o fato de muitos moradores passarem o dia no trabalho ou na escola em Brasília e só retornarem para suas casas, em Goiás, à noite. Faltaria contato com o dia a dia da cidade para ter certeza sobre qual candidato escolher.
[caption id="attachment_88394" align="aligncenter" width="446" caption="Fonte: Insituto Serpes. Margem de erro: 4,89 pontos percentuais"]
[/caption]
Segundo o Serpes, Cristóvão tem 63,6% de intenções de votos na pesquisa estimulada. É seguido por Gastão Leite (16,5%). O policial militar Geraldão Silva (DEM) tem 3%. Já o Professor Augustinho (Psol), 2,5%. Os dois últimos estão empatados tecnicamente, já que a margem de erro da pesquisa é de 4,89 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O Serpes ouviu 401 eleitores de Luziânia entre 28 e 30 de setembro. O quadro manteve-se estável em relação ao levantamento anterior, feito um mês antes, entre 31 de agosto e 1º de setembro. De lá pra cá, Cristóvão oscilou positivamente, mas dentro da margem de erro, Gastão manteve os mesmos 16,5% enquanto Geraldão e Augustinho oscilaram negativamente.
O nível de confiança é do estudo é de 95%. A pesquisa, encomendada pelas Organizações Jaime Câmara, foi registrada no TRE de Goiás com o número 542/2012. Martínez afirmou que o instituto Serpes não fará mais pesquisas em Luziânia. A cidade não tem 200 mil eleitores e, portanto, não haverá segundo turno.
Dilma melhor que Marconi
Na cidade natal de Roriz, a presidenta Dilma Rousseff (PT) bate o prefeito e o governador tucano quando o assunto é aprovação popular. O desempenho da presidenta é considerado ótimo ou bom por 51,2% dos moradores de Luziânia. Com o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e com o prefeito da cidade, Célio Silveira (PSDB), esse índice é de 33,2% e 20,7%, respectivamente.
O índice de avaliações como ruim ou péssimo é observado em sentido inverso. Dilma tem 16% de moradores da cidade que consideram seu desempenho insatisfatório. Já Marconi e Silveira têm 24,4% e 43,2%, respectivamente.
Tudo sobre eleições
Saiba mais sobre o Congresso em Foco (2 minutos em vídeo)Tags
Temas
Congresso Nacional
Davi quer identificar autores de ataques "Congresso inimigo do povo"
Voto Restrito
Crimes contra democracia
Zé Trovão quer revogar crime de golpe e ataque ao processo eleitoral