Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Psol pede investigação de Jaqueline Roriz

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Psol pede investigação de Jaqueline Roriz

Congresso em Foco

10/3/2011 | Atualizado 16/12/2013 às 21:24

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Renata Camargo

O presidente do Psol no Distrito Federal, Toninho do Psol, protocolou nesta quinta-feira (10) na Câmara um requerimento que pede a abertura de investigação das denúncias envolvendo a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF). A parlamentar aparece em vídeo recebendo propina das mãos do então secretário de Relações Institucionais do DF, Durval Barbosa, delator do esquema do mensalão que levou à prisão o ex-governador do DF José Arruda.

O ofício, que será encaminhado à Corregedoria da Câmara, pede que sejam apuradas ?imediatamente? as denúncias. Segundo Toninho do Psol, na próxima quarta-feira (17), o partido irá protocolar um pedido de cassação da parlamentar, após ser instaurada a Comissão de Ética da Câmara. O partido avalia que houve quebra de decoro parlamentar por parte da deputada. ?Uma parlamentar pega num ato daquela natureza não pode estar no convívio da Casa?, disse Toninho.

O vídeo que flagra a entrega de R$ 50 mil para Jaqueline Roriz, recebidos durante a campanha eleitoral de 2006, foi divulgado na última sexta-feira (4). A deputado assumiu o mandato parlamentar na Câmara neste ano. Questionado sobre o fato de o flagrante ter ocorrido antes de Jaqueline se tornar parlamentar, Toninho afirmou que o partido espera que o mesmo procedimento ocorrido com o pai de Jaqueline, Joaquim Roriz, em 2006 ? quando o PSOL protocolou pedido de investigação e cassação, que resultou no pedido de renúncia do ex-governador do DF - aconteçca com a deputada.

?Como temos o precedente no Senado, vamos apostar nisso. Mesmo porque existe o princípio do comportamento ético. O parâmetro desse comportamento não é só no exercício do mandato. Como já tivemos esse precedente no Senado, creio que a Câmara poderá analisar da mesma forma?, disse o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP), que acompanhou Toninho na entrega do ofício. Randolfe considerou o flagrante de Jaqueline como uma ?triste cena?.

Na manhã de hoje, o presidente da OAB-DF, Francisco Caputo, esteve reunido com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), para tratar do assunto. Na reunião, Caputo defendeu a cassação da parlamentar, por considerar que o caso foi "fruto de compra de apoio político ou ilícito de campanha". Na tarde de ontem (9), já sentindo os efeitos políticos da divulgação do vídeo-flagrante, a deputada pediu afastamento da Comissão Especial de Reforma Política.

Maia quer informações de propina a Jaqueline Roriz

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Operação Caixa de Pandora jaqueline roriz

Temas

Reportagem Corrupção

LEIA MAIS

Ex-governador do Tocantins recorre contra ficha limpa

Nos jornais: procurador vai ao Supremo contra Jaqueline Roriz

Projeto de Gleisi pede aposentadoria de dona de casa

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DA ADVOCACIA

OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios

2

AGENDA DO SENADO

Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais

3

A revolução dos bichos

Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"

4

TENTATIVA DE GOLPE

STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação

5

SEGURANÇA PÚBLICA

Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES