Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
20/2/2011 4:51
Renata Camargo
A Câmara inicia a semana com a pauta do plenário trancada por uma série de medidas provisórias. O primeiro item da pauta é a emenda do Senado à MP 502/10, que, entre outras coisas, cria dois tipos de bolsa-atleta: para as categorias de base e para os esportistas que estejam entre os 20 melhores das suas modalidades nos rankings mundiais. A proposta deve ser votada na próxima terça-feira (22).
A MP já foi aprovada na Câmara, mas retorna à Casa após ter sido modificada no Senado. Nessa Casa, os senadores acrescentaram uma emenda que concede à Confederação Brasileira de Clube um sexto dos recursos destinados ao Ministério dos Esportes e provenientes de outras fontes, como concursos lotéricos, para formação de atletas olímpicos e paraolímpicos.
Veja a íntegra das 23 MPs que estão no Congresso
Além dessa MP, outras dez trancam a pauta do plenário da Câmara. Entre elas, o destaque é para a MP 503/10, que ratifica o protocolo de intenções assinado entre a União, o estado do Rio de Janeiro e a capital fluminense para a criação da Autoridade Pública Olímpica (APO). A APO coordenará as ações governamentais relacionadas à organização dos Jogos Olímpicos de 2016, na cidade do Rio de Janeiro.
Está na lista também a MP 505/10, que autorizou a União a conceder o crédito de R$ 30 bilhões usado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na compra de ações para a capitalização da Petrobras, em setembro de 2010. O crédito foi concedido na forma de títulos públicos diretamente em favor do banco.
Outro tema sobre o qual os deputados devem se debruçar nesta semana é o Projeto de Resolução 16/11, dos deputados Cândido Vaccarezza (PT-SP), líder do governo na Câmara, e Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), líder da minoria na Casa, previsto para ser votado em sessão extraordinária na quarta-feira (23). A proposta aumenta de cinco para sete a quantidade de vice-líderes do governo e de três para quatro a quantidade de vice-líderes da Minoria. O projeto tramita em caráter de urgência.
Com informações da Agência Câmara
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira